Será que as pessoas nascem más ou tornam-se más?

A maldade é a tendência para praticar o mal e a ciência já sabe o que está na sua origem

© Pixabay

Lifestyle Comportamento 20/03/16 POR Notícias ao Minuto

Há pessoas boas e pessoas más. Há pessoas que nascem más e há pessoas que se tornam más. Será mesmo assim? A maldade, ou tendência para praticar o mal, tem sido alvo de análise, de crítica e de inspiração.

PUB

León Tolstoi, autor da obra ‘Guerra e Paz’, sempre acreditou que as pessoas nascem boas e que são as circunstâncias da vida que as tornam más, que as transformam em maquiavélicas e sem sentido de humanidade. A maldade, esclarece o autor russo, surge quando alguém se junta a grupos com líderes.

E é o sentido de liderança e de poder que está na base da opinião de Sigmund Freud. Conta o El País que o pai da Psicanálise sempre culpou o poder (e a ganância por tal) pela ruindade das pessoas, pelas suas atitudes mesquinhas e más.

A maldade já foi alvo de investigação e, passados anos de análise, concluiu-se que as pessoas são más simplesmente por quererem se sentir acima de outros, por quererem sentir a superioridade e o poder.

A ciência chama a esta necessidade humana de “distinção positiva”, contudo, esta distinção acaba por ser cruel quando uma pessoa fica cega com o poder ou quando olha para outras pessoas (ou outros grupos) com inferioridade.

De acordo com as investigações feitas – e citadas no site Psychology Today –, a maldade pode surgir como consequência da teoria da comparação social, no qual as pessoas se comparam naturalmente, acabando por tecer, por vezes, apreciações pejorativas e maldosas.

E por que é que as pessoas são maldosas durante as comparações? Porque sentem o ego ameaçado. Estudos científicos apontam a ruindade como uma forma de reagir às ameaças feitas ao ego, algo que também Freud defendeu: “os conflitos de interesses entre o homem e o homem resolvem-se, em princípio, com o recurso à violência”.

E respondendo agora à questão colocada no título: sim, as pessoas tornam-se más e é a insegurança sobre nós mesmos que está na origem da maioria da crueldade do mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Casa Há 15 Horas

Cuidado! Nunca aqueça estas coisas no micro-ondas

Lifestyle Saúde Há 21 Horas

Veja quais alimentos pode ajudar e muito a melhorar o seu humor

Lifestyle Dicas domésticas Há 16 Horas

Sete dicas para melhorar a qualidade do ar em casa

Lifestyle Alimentação Há 9 Horas

Conheça os benefícios da beterraba para a sua saúde

Lifestyle Metabolismo Há 22 Horas

Acelere o metabolismo com a ajuda destes nove carboidratos

Lifestyle Signos Há 5 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

Lifestyle Curiosidades Há 11 Horas

Coisas cotidianas que pareciam impossíveis há 50 anos

Lifestyle Receitas Há 13 Horas

Veja como preparar um delicioso Linguine com Camarão

Lifestyle Personalidade Há 7 Horas

Qual a sua personalidade, de acordo com a posição que você dorme