Casos da doença mão-pé-boca cresceram 149% no estado de SP em 2023

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa, causada por um vírus e é sazonal

© iStock

Brasil Doença 21/04/23 POR Agência Brasil

Entre janeiro e março deste ano, o estado de São Paulo registrou 391 casos da doença mão-pé-boca. Isso representou aumento de 149% em relação aos três primeiros meses do ano passado.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, o número de casos da doença em 2023 já é maior ao que foi registrado em todo o ano de 2022, quando houve 385 notificações. E deve crescer ainda mais, já que a doença tende a ter maior transmissão durante o outono.

A doença mão-pé-boca é uma enfermidade contagiosa, causada por um vírus e é sazonal. Ela é mais frequente em crianças de até cinco anos, cuja transmissão ocorre por meio de secreções de vias aéreas, gotículas de saliva, via fecal-oral e pelo contato com lesões.

Para evitar a doença é necessário medidas básicas de higiene como lavar bem as mãos e evitar aglomerações. Também é necessário não compartilhar objetos e higienizar os itens de uso pessoal e do ambiente com solução de álcool etílico 70% ou solução clorada. A secretaria orienta que os pais mantenham as crianças doentes em casa, evitando que ela frequente a creche por cerca de sete dias ou até que as lesões de pele tenham desaparecido.

Não há tratamento para a doença. O uso de analgésicos, antitérmicos e hidratação pode auxiliar na recuperação. Segundo a secretaria, a recuperação poder durar entre sete e dez dias.

O vírus que provoca a doença habita o sistema digestivo e pode provocar estomatites, uma espécie de afta. Os sintomas estão associados a febre alta nos primeiros dias e, depois, pequenas bolhas nas mãos e nas plantas dos pés, além de manchas vermelhas na boca, amídalas e faringe. Outros sintomas são: vômitos e diarreia, além de dificuldade para engolir e muita salivação.

“Geralmente, como ocorre em outras infecções por vírus, a doença regride espontaneamente após alguns dias. Não existe vacina contra esta doença, portanto na maior parte dos casos tratam-se apenas os sintomas”, explicou Helmar Abreu Rocha Verlangieri, infectologista infantil do Hospital Darcy Vargas, por meio de nota.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 19 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 18 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 18 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 16 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 18 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Fake News Há 18 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Chile Há 10 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

fama Saúde Há 11 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

esporte Morte Há 19 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

mundo Irão Há 10 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?