PGR pede acesso a relatórios da Abin produzidos antes dos atos golpistas do 8/1

O pedido de acesso é assinado pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, Carlos Frederico

© Getty

Política atos antidemocráticos 02/05/23 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A PGR (Procuradoria-Geral da República) quer cópia dos relatórios de inteligência relacionados às ameaças dos ataques golpistas promovidos em Brasília por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 8 de janeiro.

PUB

O material foi enviado à CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência) do Congresso Nacional no dia 20 daquele mês e está sob sigilo.

O pedido de acesso é assinado pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, Carlos Frederico, e foi encaminhado nesta terça-feira (2) ao relator do caso no STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Alexandre de Moraes.

Ao justificar a necessidade de obter os papeis, o representante da PGR destacou se tratar de "documentos que interessam à elucidação dos fatos em apuração".

Documentos obtidos pela Folha de S.Paulo mostram que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) enviou com pelo menos 48 horas de antecedência alertas ao então ministro Gonçalves Dias, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, e ao Ministério da Justiça, já sob o comando de Flávio Dino (PSB), sobre a possibilidade de ações violentas e invasão a prédios públicos.

Frederico pediu ainda que Moraes requisite à Abin o envio de cópias de todos os relatórios de inteligência, relatórios informativos e registros de informação, produzidos entre 1º e 8 de janeiro, e que tenham relação com os atos praticados contra as sedes dos Poderes.

Além do GSI, outros 13 órgãos receberam os comunicados, incluindo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, aponta o material que está em posse do Congresso.

O relatório é um compilado de mensagens distribuídas pelo WhatsApp –em grupos ou individualmente– entre 2 e 8 de janeiro.

No Ministério da Justiça, de acordo com os documentos da Abin, quem recebeu informes ao menos desde o dia 2 de janeiro foi a Diretoria de Inteligência. A partir do dia 6, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também começaram a ser atualizadas, daí já com menção à possibilidade de violência nos atos.

No caso do GSI, a Abin aponta que o próprio Gonçalves Dias recebeu em seu celular ao menos três alertas desde o dia 6.

A existência de alertas da Abin na véspera dos ataques foi revelada pela Folha de S.Paulo em 9 de janeiro. Os documentos obtidos agora mostram os destinatários, horários e a íntegra das informações repassadas pela agência de inteligência.

Procurados, o GSI e a Justiça negaram ter recebido os comunicados. Após a publicação da reportagem, a defesa de Gonçalves Dias –o ministro pediu demissão no último dia 19– disse que ele não foi alertado por nenhuma agência ou órgão oficial sobre os ataques de 8 de janeiro.

"A defesa do general Gonçalves Dias afirma que ele não foi alertado por nenhuma agência ou órgão oficial antes dos atos de 08/01. Ao contrário do divulgado, o General promoveu todos os esforços que estavam a seu alcance para que nada de mais grave ocorresse, conforme será provado ao cabo de todas as investigações em curso", afirmou o advogado André Callegari.

O documento da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que mostra o envio de alertas para órgãos do governo federal e do DF sobre as possíveis invasões contradiz a versão do ex-ministro.

Segundo o relatório obtido pela Folha de S.Paulo, GDias –como o ex-ministro é conhecido– teria recebido 11 informes em seu próprio WhatsApp do dia 6 de janeiro até o início dos ataques, por volta das 15h do dia 8.

Do total, três mensagens teriam sido encaminhadas exclusivamente para o ex-ministro, sem repasse para os órgãos que compõem o Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 13 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 16 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 15 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 15 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 14 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 16 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 15 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 13 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos