Ditadura da Nicarágua manda fechar Cruz Vermelha e confisca bens da entidade

A dissolução da entidade aconteceu nesta quarta-feira (10), por meio da aprovação de uma lei pela Assembleia Nacional

© Jorge Cabrera/Reuters

Mundo Ditadura 11/05/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ditadura da Nicarágua encerrou as atividades da Cruz Vermelha no país e confiscou seus bens, em mais uma ofensiva autoritária do regime de Daniel Ortega poucos dias depois do aniversário de cinco anos dos protestos massivos que levaram ao endurecimento do regime.

PUB

A dissolução da entidade aconteceu nesta quarta-feira (10), por meio da aprovação de uma lei pela Assembleia Nacional, dominada por orteguistas. Segundo uma nota dos legisladores, a organização "atuou contra seus princípios de humanidade, imparcialidade e neutralidade durante os acontecimentos de 2018 que atentaram contra a paz e a estabilidade da nação".

Segundo a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), ao menos 355 pessoas foram mortas durante os protestos de 2018, nos quais a organização humanitária atuou atendendo feridos. Em 2022, a Cruz Vermelha fez 26.058 atendimentos no país, onde atua há 89 anos -o que significa que a organização conseguiu manter suas atividades durante a ditadura da família Somoza, no século 20, e na Guerra Civil, que acabou em 1979, mas não resistiu ao regime de Ortega.

O texto aprovado pelos deputados determina também que todo o patrimônio da entidade no país passará a ser propriedade do Estado. Seus bens expropriados serão administrados por uma nova organização que prestará o serviço anteriormente feito pela organização internacional. A entidade sucessora "continuará cumprindo o marco jurídico internacional fundamentado na Convenção de Genebra de 1949", diz o documento, citando o acordo que originou o direito humanitário internacional.

Os legisladores alegam ainda que a Cruz Vermelha descumpriu a lei que regula ONGs no país. Em nota, o Ministério de Governo sustenta que a organização deixou de apresentar demonstrações financeiras e declaração de impostos, além de não ter identificado seus doadores nem atualizado suas informações.

A entidade ainda não se pronunciou sobre a investida, que é apenas o capítulo final de uma tensão crescente. Em março do ano passado, o regime expulsou Thomas Ess, chefe da missão da Cruz Vermelha na Nicarágua, e não deu maiores explicações. Na época, a organização afirmou ter sido pega "de surpresa". Desde 2019, o comitê entrava nas prisões e acompanhava a condição dos encarcerados.

O caso reúne dois padrões da ditadura: o ataque a organizações da sociedade civil e a expropriação de bens daqueles que desagradam o regime.

Desde 2018, o Ministério de Governo já fechou mais de 3.000 ONGs, segundo o jornal nicaraguense Confidencial -em grande parte, sob o pretexto de irregularidades fiscais. No discurso oficial, o regime diz proteger o país de influências estrangeiras, a que atribui qualquer divergência interna.

Mais recentemente, em fevereiro deste ano, a Nicarágua inaugurou outra prática de repressão: a expropriação de bens, aplicada agora à Cruz Vermelha. Naquele mês, 222 presos políticos foram expulsos, desnacionalizados e enviados para os EUA. Imóveis e empresas que tinham no país foram confiscados, regra que está sendo aplicada a outros opositores desde então.

Embora quase todos os presos políticos tenham sido liberados na ocasião, os cárceres nicaraguenses voltaram a receber críticos nos últimos dias. No começo de maio, 57 pessoas foram capturadas pelo regime, segundo o grupo Monitoreo Azul y Blanco -incluindo María de la Cruz Bermúdez, mãe de Richard Pavón, primeiro morto nos protestos há cinco anos e membro da Associação Madres de Abril.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 22 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

fama Acidente Há 22 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

mundo EUA Há 23 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 22 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

fama Saúde Há 43 mins

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama PAULA-TOLLER Há 23 Horas

Paula Toller perde processo contra Fernando Haddad por uso de sua música em vídeo de 2018

fama SILVIO-LUIZ Há 19 Horas

Silvio Luiz está intubado e com ventilação assistida, segundo boletim médico

esporte Libertadores Há 23 Horas

Flamengo enfrenta Bolívar no Maracanã para seguir vivo na Copa Libertadores

fama KÉFERA-BUCHMANN Há 17 Horas

Kéfera alerta seguidores sobre mau estado de doações