Justiça de SP decide transferir menino de 2 anos para abrigo em Santa Catarina

A decisão foi tomada nesta sexta (12) pelo Juízo da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional do Tatuapé, segundo o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), e atende a um pedido do Ministério Público de São Paulo.

© Getty Images

Brasil JUSTIÇA-SP 14/05/23 POR Folhapress

CATARINA SCORTECCICURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O menino de 2 anos que está em uma casa de acolhimento em São Paulo depois de ter sido entregue pela mãe a uma mulher retornará para Santa Catarina na próxima segunda (15) e ficará em um abrigo institucional em São José, na Grande Florianópolis.

PUB

A decisão foi tomada nesta sexta (12) pelo Juízo da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional do Tatuapé, segundo o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), e atende a um pedido do Ministério Público de São Paulo.

Paralelamente ao pedido da Promotoria paulista, o advogado Jorge Conforto, que representa os avós do menino, solicitou a guarda provisória da criança, mas ainda não há decisão para o pedido.

Procurado, o TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) disse que a decisão da Justiça paulista inclui a transferência do processo para a comarca de São José (SC). O processo segue em segredo de Justiça.

A família do menino mora em Florianópolis, mas ele foi entregue pela mãe na cidade vizinha, em São José. A avó e um tio maternos apontaram o sumiço da criança e, em 5 de maio, um inquérito foi aberto na DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) de São José. Em 8 de maio, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, o menino foi encontrado na zona leste da capital paulista.

Ainda segundo o TJ-SC, o governo estadual colocou à disposição uma aeronave e uma equipe especializada para transportar a criança.

O caso gerou grande repercussão. Em uma rede social, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), comemorou a decisão desta sexta-feira.

"O Juizado da Infância de São Paulo liberou a transferência da criança para nosso Estado na próxima segunda-feira. Estar aqui, mais próximo, permitirá maior acolhimento e apoio. É uma ótima notícia para encerrarmos a semana!", escreveu.

ENTENDA O CASOSegundo a polícia catarinense, a mãe do menino, uma mulher de 22 anos, admitiu que entregou o filho a outra pessoa para adoção. Não há registro do pai do menino na certidão de nascimento.

Ainda de acordo com a investigação, mensagens de celular indicam que a mãe sofreu assédio para dar o filho desde o nascimento dele, há dois anos.

Em 2 de maio, ela foi internada na UTI de um hospital, por razões não divulgadas, o que impediu que familiares soubessem o que aconteceu com o menino, que não viam desde 30 de abril. Em 5 de maio, a avó e um tio maternos fizeram um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o menino foi incluído no programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina.Em 8 de maio, a criança foi encontrada dentro de um carro em São Paulo, junto com um homem e uma mulher, presos em flagrante sob suspeita de tráfico de pessoas.

As defesas dos presos negam a acusação. Segundo a advogada Fernanda Salvador, que defende Roberta Santos, o menino foi entregue pela mãe para que fosse cuidado "por um tempo" por sua cliente devido à situação de vulnerabilidade da mãe.

No momento da prisão ela estava acompanhada de Marcelo Veleze, que diz ter conhecido a mãe do menino em um grupo de mulheres com interesse em doar crianças e a apresentado a Roberta, segundo as advogadas Laryssa Nartis e Khatarine Grimza.

Leia Também: Suspeito de torturar a própria mãe por herança é preso em MG

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 17 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor