Ministros reforçam apoio do PMDB à presidente Dilma Rousseff

Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) afirmaram que seria um erro a saída do governo neste momento de crise

© Divulgação

Política Suporte 23/03/16 POR Estadao Conteudo

Dois dos sete ministros do PMDB no governo, Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), rechaçaram a ideia do partido desembarcar do governo e, ao menos publicamente, reforçaram o apoio a presidente Dilma Rousseff e afirmaram que seria um erro a saída do governo neste momento de crise. "Seria uma grande irresponsabilidade você ter ministros da importância como ministério da Saúde, Minas e Energia, Agricultura, num momento de crise tão aguda como essa, a gente esvaziar os ministérios", disse Pansera, que ressaltou que essa era uma opinião dele e não do partido. "Aí eu pergunto: e os mais de 1.000 cargos que o PMDB exerce no governo hoje. Como é que farão? Irão esvaziar também? Irão levar o debate político ao extremo de paralisar o País ou vamos agir com responsabilidade diante de um momento tão duro que o País passa?", questionou.

PUB

Castro disse que pensava "100% igual ao Celso Pansera" e destacou que o presidente da República não é eleito pelos parlamentares. "Ele é eleito diretamente pelo povo brasileiro", disse. "O mandato dela é dado diretamente pelo povo brasileiro, que tem dia e hora de começar, dia e hora de terminar", completou, ressaltando que o impeachment em curso na Câmara é equivocado já que no caso da presidente Dilma não existe "nem sombra de crime de responsabilidade".

O ministro da Saúde afirmou ainda que o PMDB é um partido grande com diferentes correntes que têm que ser respeitadas. "O PMDB tem que ser entendido dessa maneira: é um partido que está dividido", afirmou destacando que o mais importante agora é que a sigla garanta governabilidade. "É um partido da estabilidade política, é um partido da previsibilidade. O país está precisando do PMDB mais do que precisou em qualquer época. Então, não é a hora de se sair do governo", afirmou. "Pelo contrário. É hora de um esforço maior para permanecer no governo e ajudar a governabilidade."

Castro disse ainda que a ala oposicionista do partido é desde sempre contra a presidente e não vai mudar. "São grupos dentro do partido perfeitamente identificáveis, que são a favor do impeachment, contra o governo da presidenta Dilma. E são desde sempre. Esses não vão mudar de opinião, como nós também não vamos mudar de opinião."

Apesar de defender que o partido não deve sair do governo, Pansera e Castro não disseram qual posição tomarão caso a decisão seja tomada na reunião da sigla do próxima dia 29. Pansera não quis comentar se acataria a decisão do partido de uma eventual saída, entretanto, disse que caso seja necessário "continuará defendendo" a presidente Dilma no Congresso. "Se for necessário defenderei também como deputado, significa que se for necessário voltarei para voltar contra o impeachment", afirmou, ressaltando que não existe justificativa jurídica para o impeachment.

O ministro da Ciência e Tecnologia ressaltou que a estratégia do PMDB só será definida no dia 29 e disse acreditar que os ministros têm "uma posição unificada" de permanecer no governo. Além da Saúde e Ciência e Tecnologia, o PMDB tem a vice-presidência e o comando dos ministérios de Minas e Energia, Agricultura, Turismo e Portos. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 11 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 11 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 10 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

fama Gracyanne Barbosa Há 10 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

lifestyle Dicas de lavandaria Há 10 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina

politica Cantagalo Há 9 Horas

Prefeito sobe em palco, xinga eleitores e diz que não quer mais que votem nele

politica AMÁLIA-BARROS Há 11 Horas

Marido lamenta a morte da deputada Amália: 'Transformou minha existência'

lifestyle Saúde Há 10 Horas

Quatro alimentos que têm muito açúcar 'escondido' e engordam