Rússia dá suspensão vitalícia a técnico comandou doping

A suspensão vitalícia a Chegin vem num momento no qual a Rússia tenta demonstrar à Wada e à IAAF que está combatendo o doping

© DR

Esporte Atletismo 25/03/16 POR Estadao Conteudo

Um dia depois de a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) acatar a apelação da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) e retirar medalhas olímpicas e mundiais de cinco atletas de peso da marcha atlética, a Agência Antidoping da Rússia (Rusada) anunciou nesta sexta-feira a suspensão por toda a vida do técnico da entidade, Viktor Chegin.

PUB

Valery Borchin, Sergey Kirdyapkin, Olga Kaniskina, Sergey Bakulin e Vladimir Kanaikin, todos atletas com medalhas em Mundiais e ou Olimpíadas, foram suspensos provisoriamente ao fim de 2012, mas só no ano passado tiveram punições aplicadas. Quando o escândalo estourou, com a Rusada alegando que não tinha recursos para lidar com "a especificidade dos casos de passaporte biológico", a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) e a IAAF passaram a apertar o cerco contra o atletismo russo.

Agora, a Rusada finalmente decidiu punir Chegin, que seria o mentor do esquema. Mais de uma dezena de atletas treinados por ele foram flagrados em exames antidoping nesta década. Um dos casos mais emblemáticos é de Elena Lashmanova, campeã olímpica em 2012 e mundial em 2013 na marcha atlética de 20km. Ela está suspensa desde 2014.

A suspensão vitalícia a Chegin vem num momento no qual a Rússia tenta demonstrar à Wada e à IAAF que está combatendo o doping, visando revogar a suspensão que impede o país de participar das provas de atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio.

MAIS DOPING NA RÚSSIA - Como acontece quase todo dia, também nesta sexta-feira novos casos de doping foram revelados na Rússia. Desta vez são dois atletas de luta, mas da disciplina 'sambo', que não é olímpica. Ambos testaram positivo para Meldonium.

Yana Martynova, campeã da Universíade em 2013 nos 400m medley e 24.ª colocada nesta prova nos Jogos Olímpicos de Londres, foi flagrada em exame antidoping antes do Mundial do ano passado e teve sua pena revelada nesta sexta-feira: quatro anos. Ela foi retirada às pressas do Mundial, disputado em Kazan, na Rússia, sob a alegação de lesão.

Já o presidente da Federação Russa de Curling revelou que diversos atletas da seleção russa consumiam Meldonium até o ano passado. Como não se sabe ao certo por quanto tempo a substância permanece no organismo, teme-se que as russas caiam no doping durante o Mundial, que está sendo realizado no Canadá.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon