França ensaia cerimônia de abertura de Paris-2024 e segurança com 39 barcos no rio Sena

Todas as delegações que disputarão os Jogos de Paris-2024 vão desfilar pelo Sena na abertura dos Jogos

© Shutterstock

Esporte Olimpíadas 17/07/23 POR Estadao Conteudo

Os Jogos Olímpicos e Paris começam daqui pouco mais de um ano e os franceses já estão com todos os preparativos adiantados. Nesta segunda-feira, houve um ensaio no rio Sena com 57 barcos já visando a cerimônia de abertura da competição marcada entre 26 de julho de 2024 e 11 de agosto. Por enquanto, os testes são para o desfile das delegações, com o espetáculo e os elementos artísticos ainda preservados.

O 'desfile' no rio Sena serviu para os franceses ensaiarem "manobras" dos barcos, as "distâncias" ideais, a "duração" do tempo e como será feita a gravação, em vídeo, da festa que dará as boas-vindas aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Para poder fazer a atividade teste, os franceses tiveram de parar a navegação no rio por um intervalo de oito horas (das 4h até meio-dia locais) entre as pontes Austerlitz e Jena. O ensaio começou às 6h30. De acordo com o jornal francês L'Équipe, foram percorridos seis quilômetros do rio com embarcações devidamente numeradas.

Apesar da frota total do dia, de 57 barcos, somente 39 foram utilizados para simular o desfile da cerimônia de abertura, todos devidamente com passageiros e andando a 9 km/h. Outros 18 eram de suporte, sendo seis para supervisão, três de assistência e outros três de primeiros socorros, mais três de observação e outros três para a Olympic Broadcasting Services (OBS), empresa responsável pela transmissão de TV.

Todas as delegações que disputarão os Jogos de Paris-2024 vão desfilar pelo Sena na abertura dos Jogos. Elas estarão distribuídas em 91 barcos. A organização deixará mais 25 barcos reservados caso haja necessidade.

De acordo com Thierry Reboul, diretor executivo do evento, além de simular o desfile para que nada de errado aconteça, também foram testadas a segurança da cerimônia. Diversas lanchas da polícia de Paris foram utilizadas em ambos os lados do comboio do ensaio. Ainda haviam agentes posicionados nas pontes. Tudo para garantir proteção e o bem-estar dos atletas e dos chefes de Estados que comparecerão ao evento.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 13 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 11 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 11 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 11 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 12 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 12 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Guilherme Leon Há 9 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

fama Televisão Há 12 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

mundo Japão Há 12 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos