Fazenda eleva de 1,9% para 2,5% projeção de crescimento do PIB em 2023

A revisão no crescimento para esse ano se deve, em parte, ao resultado do PIB no primeiro trimestre

© Estimativa do Focus para PIB 2020 sai de -5,11% para -5,05%

Economia Projeção 19/07/23 POR Estadao Conteudo

O Ministério da Fazenda aumentou novamente o otimismo para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. De acordo com a grade de parâmetros divulgada nesta quarta-feira, 19, pela Secretaria de Política Econômica (SPE), a estimativa para a expansão da atividade em 2023 passou de 1,9% para 2,5%.

O secretário de Política Econômica (SPE) da Fazenda, Guilherme Mello, já havia antecipado ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que o resultado poderia ficar mais perto desse patamar. A projeção anterior havia sido feita em maio. O crescimento esperado para 2024 se manteve em 2,3%.

De acordo com o Boletim Macrofiscal atualizado, a revisão no crescimento para esse ano se deve, em parte, ao resultado do PIB no primeiro trimestre, que cresceu 1,9%. Segundo a SPE, o dado foi melhor do que o esperado para o setor agropecuário e para alguns subsetores de Serviços e Indústria. A projeção maior para 2023 ainda foi influenciada pela expectativa de menores juros até o final do ano, em função da desaceleração nas projeções de inflação, apontou a Fazenda.

No último relatório Focus, os analistas de mercado consultados pelo Banco Central projetaram uma alta de 2,24% para o PIB de 2023.

"As projeções de crescimento melhoraram para todos os setores. Para o setor agropecuário, a projeção de crescimento no ano foi revisada de 11,0% para 13,2%. Para a Indústria, o crescimento esperado avançou de 0,5% para 0,8%, enquanto a projeção para Serviços passou de 1,3% para 1,7%", apontou o Boletim Macrofiscal divulgado nesta quarta.

Na última divulgação, de maio, a Fazenda havia projetado um crescimento de 1,2% para o PIB do primeiro trimestre. O resultado foi maior, de 1,9%.

Para o segundo trimestre, contudo, a SPE prevê uma desaceleração da atividade. O modelo de 'nowcasting' indica crescimento de 0,3% na margem, ante 1,9% verificado no primeiro trimestre. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, projeta-se alta de 2,7%. "No trimestre, a expectativa é de retração no setor agropecuário, desaceleração em Serviços e leve melhora na Indústria", apontou a SPE.

Para os anos seguintes, as projeções para o crescimento da economia foram mantidas. Para 2024, a estimativa é de que o PIB tenha alta de 2,3%. "Frente a 2023, o cenário é de leve desaceleração, motivada pela baixa contribuição esperada para o setor externo e pelo menor crescimento projetado para o setor agropecuário. Apesar da desaceleração, o crescimento será mais homogêneo entre setores e baseado na recuperação da absorção doméstica", disse a pasta.

Para 2025, o patamar de crescimento esperado é de 2,8%. Para 2026, a estimativa é 2,5%. E para 2027, a projeção é de alta de 2,6%.

Para 2024, a estimativa no Focus é de alta de 1,30% do PIB. As projeções de mercado para os anos de 2025 e 2026 estão em 1,88% e 1,90%, respectivamente.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 8 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 11 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 10 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 10 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 9 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

justica Pridão Há 9 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 11 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 10 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta