Receita paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

© Shutterstock

Economia Imposto de Renda 31/07/23 POR Agência Brasil

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa recebem nesta segunda-feira (31) o terceiro dos cinco lotes de restituição de 2023. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

PUB

Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$ 7,5 bilhões a 5.632.036 contribuintes. Do valor total, informou o Fisco, R$ 5.585.384.236,58 referem-se a contribuintes com prioridade no reembolso.

A maior parte - 3.879.049 contribuintes - informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Novidade na declaração a partir deste ano, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

O restante dos contribuintes tem prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos; 95.047 entre 60 e 79 anos; 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 30.700 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Liberada no último dia 24, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet.

Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento está sendo feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração - como no caso de conta desativada - os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Leia Também: Caixa: distribuição de lucro do FGTS é concluída; saiba como consultar valores

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 2 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

justica São José dos Campos Há 22 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

tech Celular Há 22 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

mundo Óbito Há 3 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama São Paulo Há 20 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

mundo SAÚDE-DIABETES Há 21 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

mundo Irã Há 20 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

lifestyle Astrologia Há 20 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

mundo IRÃ-GOVERNO Há 22 Horas

Irã executa duas mulheres na forca, e ONG vê uso político da pena de morte