Vitória vence o Ceará por 1 a 0 e segue na cola do Sport na Série B

Esta foi a quinta vitória consecutiva do Vitória em seu estádio, confirmando o aproveitamento superior a 80%

© Shutterstock

Esporte Série B 14/08/23 POR Estadao Conteudo

O Vitória segue na cola do Sport na briga pela liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo venceu o Ceará por 1 a 0, no estádio Barradão, em Salvador (BA) pela 23.ª rodada. Com 44 pontos, o time baiano é vice-líder, um ponto atrás do líder. O Ceará segue com 33 pontos, em 10º lugar, e ainda longe de seu objetivo que é integrar o G-4 - grupo de acesso - que tem no momento, além de Sport e Vitória, o Novorizontino (42) e o Criciúma (41).

Esta foi a quinta vitória consecutiva do Vitória em seu estádio, confirmando o aproveitamento superior a 80%. Antes tinha batido o Sampaio Corrêa, Novorizontino, Chapecoense e ABC. O Ceará vinha de três jogos sem perder, com dois empates e uma vitória.

Aproveitando o clima festivo da torcida, que transformou o estádio num caldeirão, o Vitória imprimiu ritmo forte no início e abriu o placar aos 12 minutos. Yury Castilho sofreu falta de Erick, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti sem pensar duas vezes. Na cobrança o experiente Léo Gamalho foi perfeito. Bateu no alto, no ângulo esquerdo, sem chances para Bruno Ferreira, que caiu do outro lado.

Mesmo atrás no placar, o Ceará não se desesperou, mantendo seu ritmo de jogo de se defender e explorar os contra-ataques. Desta forma, assustou aos 22 minutos numa arrancada de Saulo Mineiro, que bateu cruzado ao entrar na área e ser a bola passar perto da trave.

O time baiano poderia ter ampliado o placar aos 33 minutos, quando Léo Gamalho tentou completar o cruzamento do lado esquerdo, porém, foi travado por um defensor. Na sequência, o Ceará teve as melhoras chances, com o goleiro Lucas Arcanjo fazendo três grandes defesas e garantindo a vitória parcial no primeiro tempo.

Uma cena que chamou a atenção no intervalo foi o atendimento ao meia Giovanni Augusto, do Vitória, sentindo fortes dores nas costelas e sendo amarrado na maca antes de ser encaminhado a um hospital para exames mais detalhados. Em seu lugar entrou Wellington Nem.

O segundo tempo começou num ritmo mais lento, mesmo porque o Vitória se mostrou mais cauteloso, na tentativa de esperar primeiro o Ceará atacar para depois tentar contra-golpear. Os baianos correram muito risco porque ficaram sob pressão durante todo segundo tempo.

O goleiro Lucas Arcanjo fez duas boas defesas e na única vez que falhou, quase o Ceará empatou aos 44 minutos. Após um cruzamento pelo alto, o goleiro tentou dar um soco na bola, no entanto, mandou ela para o meio da área, onde Guilherme Castilho bateu de bicicleta. A bola tirou tinta do travessão e assustou a torcida.

Nos acréscimos Jhonny Lucas cometeu falta violenta em cima de Guilherme Castilho e foi punido com o cartão vermelho. Em seguida, Wellington Nem também fez falta forte num adversário e também foi expulso, deixando o Vitória com dois jogadores a menos.

Na 24.ª rodada o Vitória vai disputar outro jogo diante de sua torcida diante do Botafogo, na sexta-feira (18), às 19h. O Ceará só volt a campo no outro domingo (20) em casa diante da Ponte Preta, a partir das 18h.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 1 X 0 CEARÁ

VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Yan Souto, Camutanga (Zeca), Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Dudu, Matheus Trindade (Jhonny Lucas) e Giovanni Augusto (Wellington Nem); Mateus Gonçalves, Léo Gamalho (Welder) e Yury Castilho (José Hugo). Técnico: Léo Condé.

CEARÁ - Bruno Ferreira; Warley, David Ricardo, Luiz Otávio e Paulo Victor (Willian Formiga); Willian Maranhão, Breno (Zé Ricardo) e Jean Carlos (Guilherme Castilho); Saulo Mineiro, Nicolas (Bissoli) e Erick (Chrystian Barletta). Técnico: Guto Ferreira.

GOL - Léo Gamalho (pênalti), aos 12 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Yan Souto, Dudu, Mateus Gonçalves, Wellington Nem e Camutanga (Vitória). Warley, Paulo Victor, Bissoli e Breno (Ceará).

CARTÕES VERMELHOS - Jhonny Lucas e Wellington Nem (Vitória)

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (FIFA-RJ)

RENDA - R$ 556.736,00

PÚBLICO - 22.987 presentes

LOCAL - Estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador (BA).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 17 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 17 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 16 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 16 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 11 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 9 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 12 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)