Senacon cobra explicações da 123Milhas sobre viagens canceladas

O caso já vem sendo acompanhado pelo Ministério do Turismo

© Shutterstock

Economia Viagens 21/08/23 POR Agência Brasil

A agência de viagens 123Milhas terá de explicar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) os motivos que a levaram a cancelar pacotes de viagem e a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro.

PUB

O caso já vem sendo acompanhado pelo Ministério do Turismo que, no sábado (19), informou que acionaria a Senacon para avaliar a conduta da 123Milhas.

Por meio de sua conta no Twitter, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse - nesta segunda-feira (21) - que vai notificar a empresa para que dê explicações acerca do cancelamento de pacotes flexíveis de viagem.

“Caso sejam identificadas irregularidades no ressarcimento aos consumidores, abriremos processo administrativo que poderá resultar em sanções à empresa”, tuitou o secretário.

“A empresa não pode, por exemplo, oferecer apenas a opção de voucher para ressarcir os clientes, que têm o direito de optar pelo ressarcimento em dinheiro. Consumidores que se sintam lesados podem encaminhar reclamação através do site.

Em nota, o Ministério da Justiça lembrou que a modalidade de venda de passagens - por meio de transferência de milhas - precisa atender previsão do Código de Defesa do Consumidor.

“A cláusula contratual que permita cancelamento de forma unilateral é considerada abusiva e consequentemente nula. O reembolso deve garantir que os consumidores não tenham prejuízo e a opção por voucher não pode ser impositiva, tampouco exclusiva. A devolução deve atender os valores pagos com eventuais correções monetárias”, diz a nota do Ministério da Justiça ao enfatizar que a empresa deve informar de forma clara a modalidade de reembolso.

As manifestações do secretário e do Ministério da Justiça respondem ao comunicado divulgado pela empresa na sexta-feira (18), quando informou que suspendeu a emissão de passagens para embarque previsto entre setembro e dezembro deste ano.

Na sequência, a 123Milhas disse que os valores já pagos pelos clientes serão devolvidos em vouchers para compra na plataforma da empresa. Os cancelamentos, segundo a agência de turismo, teriam ocorrido por "motivos alheios a sua vontade".

“Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto”, declarou a plataforma da empresa.

Também por meio de nota, o Ministério do Turismo disse que acompanhará o avanço das investigações e que manterá os consumidores informados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo Há 18 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

fama WHINDERSSON-NUNES Há 18 Horas

Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam acusações na web

politica Alagoas Há 17 Horas

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

mundo Insólito Há 19 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

fama TV-GLOBO Há 12 Horas

Repórter da Globo é hostilizado ao vivo

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

economia FERNANDO-HADDAD Há 20 Horas

Dados de Haddad são cadastrados de forma irregular em site de apostas, e PF é acionada

fama JOJO-TODYNHO Há 15 Horas

Jojo Todynho se revolta com ações do governo no Rio Grande do Sul e é criticada

brasil Eldorado do Sul Há 19 Horas

Água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

fama BRUNA-LOMBARDI Há 16 Horas

Bruna Lombardi recebe alta médica após complicações de uma virose