Bia Haddad cai diante de uma inspirada Townsend na segunda fase do US Open

No 12º game, após um erro não forçado e uma dupla falta de Bia, a tenista da casa teve dois set points, mas não conseguiu converter

© Getty

Esporte BIA-HADDAD 30/08/23 POR Folhapress

(UOL/FOLHAPRESS) - O tabu continua para Beatriz Haddad Maia no US Open. Em seis participações no torneio americano, a número 1 do Brasil e 19 do mundo continua sem alcançar a terceira rodada. Nesta quarta-feira (30), Bia não conseguiu frear uma agressiva e inspirada Taylor Townsend (27 anos, #132 do mundo) e acabou eliminada por 7/6 e 7/5, novamente na segunda fase, como aconteceu no ano passado.

PUB

A paulista disputou a chave principal em Nova York duas vezes além deste ano: em 2017, caiu na estreia, superada por Donna Vekic (#52). Em 2022, parou na segunda rodada, superada por Bianca Andreescu (#48). Em suas outras três idas ao torneio (2016, 2018 e 2021), foi superada ainda no qualifying.

OS MOMENTOS-CHAVE

No único game em que Bia ameaçou os ótimos saque de Townsend, a brasileira teve a chance de fazer uma passada para conquistar dois break points, mas viu sua bola bater na fita e quicar fora da quadra. Nos dois pontos seguintes, a americana fez um belo voleio e uma curtinha excelente para confirmar o saque.

No 12º game, após um erro não forçado e uma dupla falta de Bia, a tenista da casa teve dois set points, mas não conseguiu converter. A brasileira jogou quatro pontos perfeitos em sequência, contou com quatro erros de Townsend (três não forçados), se salvou e forçou o tie-break.

Bia começou mal o tie-break. Primeiro, arriscou uma devolução agressiva e errou. No ponto seguinte, voleou uma boa que ia para fora e perdeu o ponto. Em seguida, falhou em um voleio. Townsend aproveitou os dois mini-breaks e abriu 4/0. Pouco depois, com uma ótima devolução, foi para a virada de lado vencendo por 5/1, e Bia não teve mais chances.

Continuou afiada no começo do segundo set, pressionando sempre que possível com devoluções e subidas à rede. No terceiro game, encaixou duas bolas vencedoras e abriu 0/40 no saque da brasileira. Bia salvou os dois primeiros break points, mas cometeu uma dupla falta no terceiro. Pouco depois, a americana confirmou seu serviço e abriu 3/1.

A tenista da casa, no entanto, abriu a porta para uma reação da brasileira quando cometeu quatro erros não forçados no sexto game. Bia empatou a parcial em 3/3, e a torcida brasileira acordou na Quadra 17.

Com o placar em 5/5, Bia cometeu dois erros e, depois de uma boa subida à rede da oponente, precisou sacar em 0/40 novamente. Mais uma vez, salvou um break point, mas mandou um backhand para fora pouco depois e deixou que a rival sacasse para o jogo. Townsend não bobeou.

EM NÚMEROS

Townsend agrediu sempre que pôde e, na maioria das vezes, atacou antes que Bia conseguisse adotar uma postura ofensiva. A americana terminou o jogo com 31 winners, contra apenas 18 da brasileira.

A tenista da casa também foi incrivelmente eficiente nas muitas vezes em que subiu à rede para pressionar a brasileira. Ao todo, Taylor foi à rede 36 vezes e ganhou 27 pontos, com 75% de aproveitamento. Bia não só foi menos à rede como teve aproveitamento pior (7/18, 39%).

E AGORA?

Como também foi eliminada na segunda fase do US Open no ano passado, Bia sairá de Nova York com o mesmo número de pontos no ranking. A brasileira, contudo, pode perder algumas posições, dependendo das campanhas das tenistas logo abaixo dela na lista da WTA.

Leia Também: Mãe de Luis Rubiales é internada de urgência após entrar em greve de fome

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 10 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Fake News Há 8 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 9 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

politica Justiça Há 9 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

tech Espaço Há 9 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

esporte Morte Há 10 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

brasil ACIDENTE-SP agora mesmo

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

fama Televisão Há 9 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

mundo Japão Há 9 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos