Alckmin vai ao RS seis dias após a maior tragédia climática do Estado

Alckmin irá visitar as cidades de Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio.

© Getty

Política Rio Grande do Sul 09/09/23 POR Estadao Conteudo

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve chegar neste domingo, 10, ao Rio Grande do Sul, quase uma semana após a passagem de um ciclone extratropical que causou a maior tragédia climática do Estado. Desde a noite de segunda-feira, 4, foram registradas 41 mortes, 43 pessoas feridas, 46 desaparecidas e 10 mil desalojadas.

PUB

Alckmin irá visitar as cidades de Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio. Ele ocupa a presidência da República enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na Índia para assumir a presidência do G-20, grupo das maiores economias do mundo, em reunião do bloco.

Lula tem sido criticado por alguns aliados e pela oposição por não ter visitado a área da tragédia antes de viajar. Na quinta-feira, 7, ele participou em Brasília das comemorações do Dia da Independência, gravou um vídeo comendo jabuticaba do pé e embarcou para a Índia.

Uma das críticas veio do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL-RS), que, em sua rede social, diz ter ouvido de moradores que a ausência de Lula era motivo de tristeza. "Sim, Lula errou", escreveu.

No Carnaval deste ano, Lula interrompeu a folga para acompanhar operações de resgate no litoral norte de São Paulo, atingido por fortes chuvas que deixaram mais de 60 mortos.

A agenda de Lula na Índia começa neste sábado, 9, e seu retorno está previsto para segunda-feira.

Na sexta, 8, dia em que novas chuvas atingiram o Estado, Lula escreveu em uma rede social: "Estamos atuando em todas as frentes. Maquinário, tratores, distribuição de 20 mil cesta de alimentos e kits de saúde para cerca de 15 mil pessoas estão sendo disponibilizados. Além disso, o valor de R$ 800 por pessoa será disponibilizado às prefeituras para remediar os danos causados pelas fortes chuvas."

Dançando

Ontem, também, as críticas se intensificara após um post da primeira-dama Janja Lula da Silva. Ela publicou e apagou instantes depois um vídeo em que dizia "me segura, que eu já vou sair dançando" ao desembarcar na Índia.

Ela já havia sido alvo por outra publicação. "Decolando para a Índia, 20hs de voo. Vou ter muito tempo para tuitar rsrs."

Um dos que criticou a primeira-dama diretamente no perfil dela foi o deputado federal André Fernandes (PL-CE). "39 mortos no RS e a prioridade de vocês é fazer viagem internacional e ficar 20hrs tuitando? As vítimas podem esperar, né?!", disse ele, que é investigado por incitar os ataques em 8 de Janeiro.

Questionado sobre a ausência de Lula, Alckmin disse que o presidente teve uma indisposição de saúde na quarta e, na quinta, compareceu às solenidades do Sete de Setembro. Segundo ele, as Forças Armadas cederam 450 militares, oito helicópteros e enviaram botes pedidos pelo Estado para ajudar no trabalho na região.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia Também: Passo a passo de delação como a de Cid tem busca de provas e negociação de pena

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 19 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 19 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 20 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 18 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 17 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 19 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 18 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

brasil Brasil Há 18 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

lifestyle Câncer Há 20 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

fama "A Mãe da Noiva" Há 20 Horas

Brooke Shields e filha fazem rara aparição juntas em estreia de filme