Porque gostamos de umas coisas e não de outras?

O prazer é pura ciência e nem todos os 'gatilhos' são iguais nas pessoas

© iStock

Lifestyle Curiosidades 04/04/16 POR Notícias Ao Minuto

É certo que as pessoas não gostam todas das mesmas coisas e que o prazer é uma questão subjetiva. Mas, será assim tão diferente de pessoa para pessoa?

PUB

David Linden é professor de Neurociência na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos) e autor do livro ‘A Bússola do Prazer’, uma obra que revela como a ciência olha para aquilo que as pessoas gostam. De acordo com a sua publicação, citada pela BBC, a percepção de prazer varia de pessoa para pessoa e depende muito dos hábitos e costumes de cada um.

Por exemplo, “há coisas de que gostamos porque somos programados para gostar, como consumir alimentos, beber água e ter relações sexuais”. Mas existem coisas de que gostamos simplesmente porque somos diferentes uns dos outros ou porque vivemos em ambientes distintos.

É o caso de preferir salgados a doces, por exemplo. Para Linden, “ as preferências pessoais são determinadas pela experiência individual”, sendo que é comum as pessoas gostarem daquilo com o qual cresceram.

Mas não é só o meio ambiente que influencia os gostos. A predisposição genética para rejeitar o sabor amargo é algo que a ciência já decifrou, contudo, a grande maioria das preferências é aprendida e não herdada, sendo, por isso, fundamental os costumes e as tradições para a existência de prazer e apreciação.

No que toca, ainda, ao prazer e ao gosto por algo, a resposta visual é também fundamental, uma vez que é ativada uma parte no cérebro que está relacionada com a satisfação, explica.

A ideia de que “a beleza é prazer, é gratificante, é parte do mesmo estado afetivo, da relação de satisfação, de recompensa”, é também defendida pelo neurocientista Morten Kringelbach, que salienta que “o prazer que a comida é diferente do prazer da música”.

Quanto ao tipo de prazer – como a dor no sexo ou o picante na comida – a diferença entre pessoas deve-se a experiências significativas vividas, que dão origem a gostos e padrões de prazer, segundo o docente de neuroestética Samir Zeki.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 12 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 9 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 8 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

mundo EUA Há 11 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 11 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

esporte Luto Há 8 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama Acidente Há 8 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 11 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 10 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 12 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano