Novo julgamento do caso da Boate Kiss vai ocorrer em fevereiro

O júri terá início em 26 de fevereiro de 2024

© REUTERS

Brasil Rio Grande do Sul 21/09/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O novo júri do caso da Boate Kiss, incêndio que matou 242 pessoas e feriu outras 600 em janeiro de 2013, foi marcado para 26 de fevereiro de 2024. O primeiro julgamento foi anulado pelo TJ-RS e pelo STJ.

PUB

O júri terá início em 26 de fevereiro de 2024, às 9h30. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (21) pelo juiz Francisco Morsch, titular da 1ª Vara do Júri da Comarca de Porto Alegre.

Serão julgados novamente Elissandro Spohr, Mauro Londero Hoffmann, Luciano Bonilha e Marcelo de Jesus, que haviam recebido penas que vão de 18 a 22 anos e meio de prisão. As condenações foram anuladas.

No último dia 5 de setembro, em poucas horas, o TJ-RS marcou e desmarcou o início do novo julgamento. Inicialmente, a data escolhida era 20 de novembro de 2023.

O julgamento dos réus levou nove anos para acontecer e durou dez dias em dezembro de 2021. Foi o Tribunal do Júri mais longo da história do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, dois sócios da boate e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira foram condenados por dolo eventual -quando, mesmo sem desejar o resultado, se assume o risco de matar.

O UOL procurou o MPRS para um posicionamento. Caso tenha retorno, esta nota será atualizada.

JÚRI ANULADO POR IRREGULARIDADES

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anulou o tribunal de júri do caso Boate Kiss em agosto de 2022, o que culminou na soltura dos réus, por entender que houve irregularidades na condução do processo.

A defesa dos réus alegou problemas na escolha dos jurados e em uma reunião reservada entre o grupo o juiz presidente do tribunal, Orlando Faccini Neto, sem a participação da defesa e do Ministério Público.

No início de novembro deste ano, o STJ rejeitou, por 4 votos a 1, o recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul e manteve a anulação do julgamento.

O relator do recurso, ministro Rogerio Schietti Cruz, havia votado em junho para acolher o recurso e restabelecer o tribunal do júri e as condenações impostas aos réus da Boate Kiss.

Para ele, a defesa não apresentou elementos que mostrassem prejuízo causado aos réus.

BOATE KISS: DEZ ANOS SEM SOLUÇÃO

O incêndio na casa noturna deixou 242 pessoas mortas e mais de 600 feridas em janeiro de 2013 na cidade de Santa Maria (RS). As chamas tiveram início após o uso de fogos de artifício no interior do estabelecimento e atingiram espumas usadas no teto para isolamento acústico, se espalhando pelo ambiente.

AS PENAS HAVIAM SIDO DEFINIDAS ASSIM:

- Elissandro Spohr, sócio da boate - 22 anos e 6 meses de prisão- Mauro Londero Hoffmann, sócio da boate - 19 anos e 6 meses de prisão- Luciano Bonilha, produtor da banda Gurizada Fandangueira - 18 anos de prisão- Marcelo de Jesus, vocalista da banda Gurizada Fandangueira - 18 anos de prisão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 22 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 21 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 22 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 21 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 20 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 22 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 21 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

brasil Brasil Há 21 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

lifestyle Câncer Há 23 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

fama "A Mãe da Noiva" Há 23 Horas

Brooke Shields e filha fazem rara aparição juntas em estreia de filme