Onda de calor: 7 medidas simples para evitar gasto maior de energia

Associação que representa o setor de eficiência energética dá dicas para economizar; alta das tarifas é outro motivo para buscar redução de gastos

© Divulgação

Lifestyle Dicas 25/09/23 POR Rafael Damas

Neste momento em que as cidades brasileiras enfrentam uma onda de calor que pode ultrapassar os 40º C em algumas localidades, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Conservação de Energia (ABESCO) faz um alerta: o consumo de energia residencial pode aumentar consideravelmente nos dias de altas temperaturas em razão do uso de eletrodomésticos. Por isso, é preciso estar atento para evitar surpresas na hora de pagar a conta, já elevada em razão da recente alta dos preços.

PUB

O presidente da ABESCO, Bruno Herbert, observa que esta é, inclusive, uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais interesse na educação para a Eficiência Energética: “Com esse inverno atípico e a despesa com energia cada vez mais elevada, é importante redobrar a atenção. A adoção de medidas de eficiência energética pode ser uma alternativa definitiva para diminuir gastos e ajudar a equilibrar as finanças em casa”.

Um ponto levantado pelo gestor da Associação tem relação direta com o uso do ar-condicionado: “A primeira indicação é abrir as janelas e as portas internas da casa para deixar o ar circular livremente. Caso não seja o suficiente para aliviar o calor, é preciso buscar um aparelho de ar-condicionado eficiente e utilizá-lo de forma equilibrada, regular a temperatura e evitar o frio excessivo e alterações constantes, assim como fazer a manutenção no prazo ideal”.

Já no quesito inovação, o especialista explica que hoje há tintas com nanotecnologia que reduzem de 5 a 6º C a temperatura interna, o que também diminui a necessidade de um consumo maior. “Isso ajuda a manter o clima da superfície mais baixo e evita o superaquecimento de estruturas expostas ao sol, como telhados, paredes externas ou fachadas de edifícios. É uma tecnologia que contribui para conter a necessidade de resfriamento excessivo, algo muito utilizado em galpões comerciais, por exemplo”.

Além das dicas para reduzir o consumo (veja abaixo), a população ainda pode consultar os simuladores disponibilizados nos sites das principais concessionárias de energia elétrica do País. Por meio deles, é possível conhecer melhor a energia consumida por cada aparelho dentro de casa. Ao selecionar cômodos e equipamentos, a pessoa informa a potência e o tempo de uso dos aparelhos. Feito isso, o simulador estima o consumo total.

Dicas para ser energeticamente eficiente em casa

Lâmpadas

Aproveite a iluminação natural. Ligue lâmpadas apenas quando necessário. Apague as luzes sempre que sair de determinado cômodo. Agora em se tratando da necessidade da iluminação artificial, a indicação é optar pelas lâmpadas de LED ou fluorescentes, modelos que oferecem iluminação mais eficaz e que têm menor gasto energético em comparação às incandescentes.

Ar-condicionado e ventilador

O consumidor deve checar o selo Procel, que indica os aparelhos mais eficientes da categoria. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”. Além disso, é preciso: otimizar o uso, fechando portas e janelas; fazer a manutenção no prazo ideal; manter temperatura equilibrada, evitando frio excessivo e gasto maior.

Computador

Utilize o recurso de economia de energia, assim o monitor e o computador estarão em estado de espera quando não estiverem em uso momentaneamente. Não deixe monitores, impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios ligados ou em stand by sem necessidade.

Celular

Evite deixar o celular carregando enquanto dorme. Ao atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Evite usar o celular enquanto ele carrega, pois a bateria irá demorar a carregar e, consequentemente, o consumo de energia será maior.

Televisão

Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo. À noite e se estiver no quarto, utilize o recurso “timer” para programar o desligamento. Retire os aparelhos da tomada quando estiverem fora de uso.

Geladeira

Verifique o controle de temperatura e ajuste o termostato, se necessário, para evitar desperdício de energia. Não use plásticos ou panos para forrar as prateleiras e jamais use a parte traseira da geladeira para secar roupas, tênis etc.. Observe as borrachas de vedação da porta; elas precisam estar em bom estado para não ocorrer perda de energia. Não deixe o fogão e a geladeira próximos.

Chuveiro elétrico

Tome banhos rápidos. Desligue o chuveiro ao ensaboar o corpo ou ao passar xampu e condicionador nos cabelos. Atenção para a instalação correta, para que não haja choques ou acidentes e nem desperdício de energia. Sempre que possível, tome banhos com o chuveiro na posição verão ou até mesmo completamente desligado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 15 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 17 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 17 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 17 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 16 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 18 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 16 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 18 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor