Intolerância ao álcool ou ressaca? Entenda como identificar

Juliane Casas, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica condições e os sintomas em cada caso

© Shutterstock

Lifestyle Alerta 11/10/23 POR Rafael Damas

No mundo das celebrações e descontração, é fácil exagerar no consumo de álcool, mas nem sempre os efeitos indesejáveis no dia seguinte são simplesmente ressaca. Em alguns casos, o cenário pode ser uma reação de intolerância as substâncias.

PUB

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Juliane Casas, a ressaca é um conjunto de sintomas desagradáveis que ocorrem após o consumo excessivo de álcool. “Ela ocorre devido a vários fatores, incluindo desidratação, inflamação, alterações nos níveis de hormônios e outros processos metabólicos que o corpo enfrenta como resultado do consumo”.

“Já a intolerância alcoólica ocorre quando o corpo não consegue processar o álcool devido à falta ou deficiência de enzimas responsáveis por seu metabolismo. Duas formas principais de intolerância são: a deficiência de álcool desidrogenase (ADH), que causa rubor facial, e a deficiência de aldeído desidrogenase (ALDH), que gera sintomas como náuseas intensas e palpitações”, explica a professora.

A nutricionista ressalta que apesar das duas condições terem alguns sintomas semelhantes, uma ressaca é resultado do consumo excessivo de álcool, enquanto a intolerância é uma reação metabólica. “A ressaca aparece horas após o consumo excessivo e pode durar até 24 a 48 horas. A intolerância, por outro lado, pode surgir minutos após o consumo e gera vermelhidão facial, náuseas intensas, dor de estômago, sensação de calor, tonturas, queda na pressão arterial, batimentos cardíacos acelerados, desconforto abdominal, ansiedade e sintomas mais graves”.

Em relação aos sintomas da ressaca é comum dor de cabeça, náuseas, fadiga, desidratação, sensibilidade à luz e ao som, tonturas, dificuldade de concentração e até mesmo mudanças de humor, assim como dor muscular e o aumento da frequência cardíaca. Algumas pessoas intolerantes também podem sentir as mesmas reações.

“É importante destacar que, enquanto a ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool e pode ocorrer em qualquer pessoa que beba em excesso, a intolerância ao álcool é influenciada principalmente por fatores genéticos e é mais comum em certos grupos étnicos. Se alguém suspeitar de intolerância ao álcool, é aconselhável consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequadas”, acrescenta a nutricionista.

Juliane aponta que a melhor maneira de evitar ressaca é a moderação no consumo de álcool. “Beber água entre as bebidas alcoólicas, comer antes ou durante o consumo de álcool e descansar adequadamente podem ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas. Se você estiver lidando com uma ressaca, a hidratação, o repouso e a ingestão de alimentos leves podem ajudar a aliviar os sintomas, em casos mais intensos, buscar um profissional de saúde para avaliação do caso”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 1 Hora

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

justica São José dos Campos Há 22 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

tech Celular Há 22 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 20 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

mundo Óbito Há 3 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

mundo SAÚDE-DIABETES Há 21 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

mundo Irã Há 20 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

lifestyle Astrologia Há 20 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

mundo IRÃ-GOVERNO Há 21 Horas

Irã executa duas mulheres na forca, e ONG vê uso político da pena de morte