Kátia Abreu: não concordo com decisão da CNA, mas respeito

Apesar disso, a única unidade estadual da CNA que se manifestou contra o processo de impeachment foi de Tocantins, Estado que elegeu a ministra Kátia Abreu como senadora

© Reuters

Política Ministra 06/04/16 POR Estadao Conteudo

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, expressou sua discordância sobre a decisão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de anunciar apoio formal ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ao Broadcast, a ministra afirmou que, embora não concorde, respeita a decisão. "Embora não concorde, respeito a decisão da CNA, que é uma entidade de classe independente", disse. Ela afirmou, ainda, que, como está licenciada da presidência da entidade, não pode interferir nas decisões da confederação.

PUB

Apesar disso, a única unidade estadual da CNA que se manifestou contra o processo de impeachment foi de Tocantins, Estado que elegeu a ministra Kátia Abreu como senadora.

Na manhã desta quarta-feira, 6, o presidente da entidade, João Martins, afirmou que o setor começa a ser prejudicado pela crise econômica e cobrou um pacto nacional pela recuperação do País. Ele disse que a ministra se afastou do "produtor rural ao continuar a defender um governo que a cada dia mais está se desintegrando". Segundo Martins, o estopim para a decisão foram as declarações do secretário de administração e finanças da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Aristides Santos, que na semana passada convocou, em evento no Palácio do Planalto, invasões de terras de parlamentares ruralistas.

No governo, a avaliação vai na mesma linha da justificativa de Martins, de que as entidades que integram a CNA, que tentavam se manter neutras em meio a deterioração do cenário político, se viram pressionadas por suas bases depois da fala da Contag. Fontes avaliam que pode haver mais desgaste entre governo e ruralistas a depender do fechamento do Plano Safra. Com o caixa do Tesouro limitado, o governo tem ventilado que pode não ter dinheiro suficiente para manter os mesmos recursos subsidiados que colocou no projeto na última safra. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 4 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 6 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Cláudia Raia Há 22 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

justica Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

fama Luana Piovani Há 6 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Santa Teresa Há 6 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Israel/Palestina Há 6 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja

fama Hilary Duff Há 6 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira