Tempo seco deixará São Paulo em estado de atenção na quarta e na quinta

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o aumento da temperatura aliado a uma massa de ar frio que está estacionada sobre São Paulo vai fazer com que o tempo fique muito seco na quarta (8) e na quinta-feira (9)

© iStock

Brasil CLIMA-SP 07/11/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - Após a tempestade que atingiu São Paulo na última sexta-feira (3), provocando sete mortes e deixando milhões de habitantes sem energia elétrica e sem água, o tempo ficará aberto neste início de semana, mas trazendo para a região outro problema que provoca problemas de saúde: a baixa umidade do ar.

PUB

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o aumento da temperatura aliado a uma massa de ar frio que está estacionada sobre São Paulo vai fazer com que o tempo fique muito seco na quarta (8) e na quinta-feira (9).

"A massa de ar fria e seca tem a característica de manter o tempo aberto, sem chuva, mas com o aumento da temperatura diminui a umidade do ar", diz Ramos, destacando que a temperatura vai atingir 32°C na quarta e 33°C na quinta, com 25% e 20% de umidade do ar, respectivamente.

Esses níveis de umidade, segundo a meteorologista, colocará a Grande São Paulo em estado de alerta na quinta-feira, quando provoca complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, o que leva ao sangramento do nariz e irritação dos olhos, por exemplo.

"A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece um perfil ideal de 60% a 80% para práticas esportivas ao ar livre. Umidade abaixo desses níveis não é adequada para a saúde humana", destaca Andrea Ramos.

Nessas condições, é recomendado o consumo de muito líquido e evitar o sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.

Devido a essa queda na umidade, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) deve divulgar um boletim dando o alerta. O órgão é o responsável pelo acompanhamento das intempéries da natureza na região. Em relação à umidade do ar, ele adota uma escala que aponta os níveis de criticidade, classificados em atenção, alerta e emergência.

A escala utilizada foi desenvolvida pelo Cepagro (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade de Campinas).

O QUE SIGNIFICA UMIDADE RELATIVA DO AR?

Significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12h e 16h.A umidade fica mais alta:

Sempre que chove, devido à evaporação que ocorre posteriormente;

Em áreas de florestas ou próximas aos rios ou represa; e

Quando a temperatura diminui (orvalho).

Problemas decorrentes da baixa umidade do ar:

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;Sangramento pelo nariz;Ressecamento da pele;Irritação dos olhos;Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

ESCALA PSICROMÉTRICA

Entre 21 e 30%

Estado de ATENÇÃO

Cuidados a serem tomados:Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.;Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.;Consumir água à vontade.Entre 12 e 20%

Estado de ALERTA

Cuidados a serem tomados:Observar as recomendações do estado de atenção;Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;Evitar aglomerações em ambientes fechados;Usar soro fisiológico para olhos e narinas.Abaixo de 12% -

Estado de EMERGÊNCIA

Cuidados a serem tomados:Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.;

Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc., entre 10h e 16h;

Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.Fonte: CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 10 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 12 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 12 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 12 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

brasil Vídeo Há 11 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 13 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 13 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 11 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 11 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo