Flamengo empata e desperdiça chance de entrar na briga pela liderança

O resultado desta 34ª rodada não tira o time de Tite da briga pelo título, mas o mantém dependendo de outros resultados para assumir a ponta.

© Getty

Esporte Campeonato Brasileiro 12/11/23 POR Estadao Conteudo

O Flamengo deixou escapar a oportunidade de encostar de vez na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Jogando o clássico com o Fluminense no Maracanã, o rubro-negro dominou o primeiro tempo e abriu o placar no Rio de Janeiro, mas caiu de produção na etapa final e cedeu em empate em 1 a 1 para o campeão da Copa Libertadores. O resultado desta 34ª rodada não tira o time de Tite da briga pelo título, mas o mantém dependendo de outros resultados para assumir a ponta.

Isso porque o Flamengo tem um jogo a menos que Palmeiras e Grêmio, os concorrentes pela liderança, e a vitória no clássico deste sábado o colocaria em condição de chegar na mesma pontuação dos demais, já que todos têm 59. O empate, porém, deixa o clube com 57 pontos, na quinta posição. O Fluminense, que já está na próxima edição da Libertadores e praticamente não tem mais ambição no campeonato, fica com 47.

Agora, os dois times ganham uma folga na tabela para as rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O Flamengo só volta a jogar no dia 23 de novembro, às 21h30, em jogo atrasado com o Red Bull Bragantino no Maracanã, pela 30ª rodada. No dia anterior (22), às 21h30, o Fluminense recebe o São Paulo no mesmo estádio, mas pela 32ª rodada da competição.

A partida deste sábado já reunia todos os ingredientes para um grande jogo muito antes de a bola rolar no fim de tarde quente do Rio de Janeiro. De um lado, o atual campeão da Libertadores com o técnico da seleção brasileira. Do outro, o campeão continental de 2022 com o treinador que comandou a equipe nacional nas últimas duas Copas do Mundo. Para completar, um Maracanã com as arquibancadas completamente preenchidas.

Mas a expectativa de um clássico equilibrado não se confirmou no início do confronto: o Flamengo foi o senhor do primeiro tempo. Os comandados de Tite envolveram completamente o Fluminense, que praticamente não passou do meio-campo. Sempre que o time de Fernando Diniz ameaçava trocar seus passes habituais, a marcação encostava rapidamente e já fazia o corte, prevenindo o goleiro Rossi de sujar o uniforme.

O intenso volume de jogo flamenguista por pouco não se transformou em goleada no Maracanã. Primeiro, aos 15 minutos, Pulgar desarmou Marlon e soltou com Gerson, que rapidamente encontrou Everton Cebolinha aberto pela esquerda. O atacante ajeitou o corpo e bateu rasteiro, mas a bola explodiu na trave e a marcação cortou o rebote.

Na segunda grande chance do Flamengo, Gerson limpou a marcação pelo meio e encontrou um belo lançamento para Filipe Luís pela esquerda. O veterano chegou de cabeça erguida e tocou nos pés de Luiz Araújo, que finalizou duas vezes. Na segunda, o rebote caiu nos pés do lateral esquerdo rubro-negro, mas Fábio fez outra grande defesa.

Mais tarde, com 42, Arrascaeta cruzou pela direita e Pedro subiu na linha da pequena área, mas a marcação cortou em cima. A bola sobrou com Gerson na marca do pênalti. O meia dominou no peito e ficou livre para finalizar, mas tentou bater colocado no canto e o chute saiu sem força, deixando a defesa fácil para o goleiro do Fluminense.

Quando a primeira etapa já caminhava para os acréscimos, o Flamengo finalmente conseguiu converter a sua superioridade em números, abrindo o placar no Maracanã. Um dos melhores em campo neste sábado, Erick Pulgar encontrou um passe rápido para De Arrascaeta pelo meio. O craque uruguaio dominou, girou, cortou, deixou o zagueiro Nino no chão e bateu com muita qualidade para abrir o placar aos 46 minutos.

Muito desconfortável com o desempenho do Fluminense no primeiro tempo, Fernando Diniz promoveu três alterações no intervalo: Yony González, Diogo Barbosa e Lima nos lugares de Keno, Marcelo e Marlon, respectivamente. Com a saída do zagueiro pela esquerda, o treinador recuou André para a primeira linha, mudança comum ao longo da temporada.

As trocas mudaram o panorama da partida e o tricolor passou a controlar a posse de bola, trocando passes rápido pelo meio e avançando em bloco, modelo que o levou ao título da Libertadores. Na primeira grande chance, aos sete minutos, Arias carregou pela direita e cruzou rasteiro para o meio. Ganso fez o corta luz e Yony González chegou batendo de primeira, mas mandou por cima da meta.

De tanto insistir, o Fluminense finalmente encontrou o empate aos 17 minutos. Martinelli levantou a cabeça e mandou um balão para a grande área. Arias leu muito bem a jogada e subiu mais alto do que a marcação para ajeitar de cabeça para a segunda trave. Yony González correu por trás da marcação, aproveitou a indecisão de Rossi e deu um carrinho para empurrar a bola às redes.

Antes do apito final, aos 41, o Fluminense teve uma chance inacreditável de vencer o clássico. Diogo Barbosa encontrou um passe incrível para John Kennedy pelo meio. O herói da Libertadores recebeu na frente sem marcação e ficou cara a cara com Rossi, mas bateu muito mal, sem força, e o goleiro argentino fez grande defesa.

Já nos acréscimos da partida a temperatura subiu ainda mais no Rio de Janeiro. Primeiro, Léo Pereira se desentendeu com John Kennedy no meio-campo. Depois, Gabriel fez falta em Nino e encarou o zagueiro. Os dois trocaram ofensas e agressões, formou-se um princípio de confusão e o jogo foi paralisado. Depois de alguns minutos, Wilton Pereira Sampaio expulsou o atacante do Flamengo e o zagueiro do Fluminense.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 1 X 1 FLUMINENSE

FLAMENGO - Rossi; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Luiz Araújo (Bruno Henrique), Pedro (Gabriel) e Everton (Thiago Maia). Técnico: Tite.

FLUMINENSE - Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Lima) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Ganso (Alexsander); Arias, John Kennedy e Keno (Yony González e depois Lelê). Técnico: Fernando Diniz.

GOLS - Arrascaeta, aos 46 minutos do primeiro tempo. Yony González, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Pulgar (Flamengo); John Kennedy, Arias, Alexsander e Ganso (Fluminense).

CARTÕES VERMELHOS - Gabriel (Flamengo); Nino (Fluminense).

ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa).

RENDA - R$ 3.041.395,00.

PÚBLICO - 59.979 pagantes (64.399 no total).

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 16 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 18 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 18 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 18 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 17 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 19 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 19 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 18 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 19 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor