CBF cobra Neymar para convencer Barça a jogar Copa América

O time europeu pretende liberar Neymar somente para a Olimpíada

© Reuters

Esporte Esforço 08/04/16 POR Estadao Conteudo

Insatisfeita com a negativa do Barcelona em liberar Neymar para a Copa América Centenário, a CBF pediu nesta sexta-feira que o jogador faça um esforço pessoal para convencer o clube espanhol a liberá-lo para disputar tanto a competição continental quanto os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

PUB

O Barcelona comunicou sua decisão em carta enviada à CBF nesta sexta. O time europeu pretende liberar Neymar somente para a Olimpíada. "O clube aceita liberar o jogador para apenas uma das competições", disse Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, ao confirmar que recebeu a correspondência assinada pelo presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A negativa decepcionou a entidade brasileira, que vinha negociando há meses a liberação do atleta para as duas competições. O técnico Dunga e Gilmar chegaram a fazer uma visita ao clube catalão para apresentar uma detalhada programação, pela qual Neymar teria até 22 dias de férias. O período de descanso do brasileiro, ao fim da temporada europeia, é a maior preocupação do Barcelona.

Sem desanimar, a CBF prometeu insistir junto ao clube espanhol. "A CBF, por intermédio da Diretoria de Seleções, fará todo o esforço possível para contar com Neymar Jr. na disputa da Copa América Centenário e dos Jogos Olímpicos Rio-2016", declarou Gilmar, em comunicado oficial.

No mesmo documento, o coordenador de seleções afirma que agora conta com o esforço pessoal do atacante para obter a liberação. "Neymar Jr. já anunciou publicamente que deseja disputar as duas competições pela seleção brasileira e contamos, também, com o seu esforço perante o clube", disse o dirigente.

Com este apelo direto ao jogador, Dunga e Gilmar repetem a tática utilizada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Sem conseguir a liberação do lateral Rafinha e do meia Diego, o treinador pediu aos jogadores que pressionassem seus clubes, o Schalke e o Werder Bremen, respectivamente, para obter a permissão. Após insistir, a dupla teve sucesso e chegou quase de última hora à concentração da seleção na China. A insistência, contudo, gerou atritos entre atletas e a direção dos clubes alemães.

Pelas regras da Fifa, o Barcelona tem obrigação de liberar Neymar para a Copa América Centenário, pois a disputa faz parte do calendário da entidade, mas não precisa cedê-lo para os Jogos do Rio (a Olimpíada não é evento oficial da Fifa). O Barcelona sempre se posicionou no sentido de deixar o jogador participar de apenas uma das duas competições. Neste caso, será na Olimpíada.

Na CBF, há quem defenda que Dunga deve convocar Neymar para a Copa América Centenário, pois o clube é obrigado a ceder. Mas essa hipótese não é levada em conta pelo treinador nem por Gilmar. Além de criar um clima péssimo com o Barça e até com o próprio jogador, sua presença na Olimpíada seria negada. Se precisar escolher, a comissão técnica deve optar pelo Rio-2016, por jogar em casa e pela antiga busca pela inédita medalha de ouro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 4 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Óbito Há 6 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 4 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

fama São Paulo Há 22 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

lifestyle Astrologia Há 22 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

mundo Irã Há 23 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

politica Justiça Há 5 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

mundo SAÚDE-DIABETES 19/05/24

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

tech Espaço Há 4 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

brasil Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre