Fazenda: projeção para IPCA em 2023 passa de 4,85% para 4,66%

Já para 2024, a estimativa de IPCA foi de 3,40% para 3,55%

© Shutterstock

Economia Inflação 21/11/23 POR Estadao Conteudo

O Ministério da Fazenda revisou para baixo a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023 - enquanto que, para 2024, a expectativa para o índice subiu. De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da Secretaria de Políticas Econômicos (SPE), divulgada nesta terça-feira, 21, a estimativa neste ano passou de 4,85% para 4,66%, abaixo do teto da meta estipulado para 2023, que é de 4,75%.

Já para 2024, a estimativa de IPCA foi de 3,40% para 3,55%. O último boletim macrofiscal da SPE havia sido divulgado em setembro.

No documento, a SPE argumenta que, em relação a este ano, o processo de desinflação ocorreu mais rápido do que o inicialmente projetado, principalmente para os componentes subjacentes, levando a inflação para dentro do intervalo proposto pelo regime de metas já em 2023.

Mas, para o próximo ano, a estimativa para inflação medida pelo IPCA avançou em 0,15 ponto porcentual (pp), motivada pelo reajuste de ICMS anunciado pelos Estados, além de mudanças pontuais no cenário projetado para o câmbio e para os preços de commodities. A SPE destacou que, nessa previsão, já estão compatibilizados os efeitos do El Niño nos preços de alimentação, energia e etanol.

Após três meses de aceleração e um alívio no IPCA de outubro, a expectativa inflacionária para 2023 passou para 4,55% no Boletim Focus divulgado ontem. Para 2024, foco da política monetária, a projeção foi para 3,91%. A meta de inflação para 2023 é de 3,25%, com teto de 4,75%. No caso de 2024, a meta é de 3,00%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

O Ministério da Fazenda revisou também a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - utilizado para a correção do salário mínimo. De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da pasta, a expectativa para o indicador neste ano passou de 4,36% para 4,04%. Para 2024, a projeção foi revisada de 3,21% para 3,25%.

A revisão em -0,32 ponto porcentual para o INPC deste ano reflete a incorporação de valores já divulgados para o Índice em setembro e outubro, apontou a SPE. No ano, a inflação para consumidores com renda mensal de até cinco salários mínimos deverá ser inferior àquela medida pelo IPCA em mais de 0,60 ponto, "evidenciando que o processo desinflacionário vem ocorrendo de maneira mais pronunciada para as menores classes de renda".

Já a estimativa da Fazenda para a alta do IGP-DI em 2023 foi novamente revisada para recuo, de -3,00% para -3,30%. "Desde o último Boletim, os preços agropecuários do IPA-DI surpreenderam para baixo, voltando a apresentar deflação acentuada em setembro como reflexo da forte queda nos preços de bovinos, leite e ovos. Em outubro, a alta do IPA também foi abaixo da esperada já que a queda nos preços da soja e do leite compensou parcialmente a alta sazonal da batata e a elevação da inflação de bovinos", apontou.

Para o próximo ano, o nível estimado permaneceu em 4%.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 11 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Fake News Há 9 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

fama Saúde Há 9 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 9 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 10 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 10 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Televisão Há 10 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil ACIDENTE-SP agora mesmo

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

mundo Japão Há 10 Horas

Japão em alerta: homem morre em ataque de urso e policiais ficam feridos