Superalimentos. Mais saúde ou marketing?

“Não se tratam de alimentos milagrosos, mas a sua concentração em antioxidantes e fitonutrientes fazem deles o melhor aliado para quem procura no alimento o seu verdadeiro medicamento”, clarifica a nutricionista

© iStock

Lifestyle Explicação 09/04/16 POR Noticias ao Minuto

Hoje em dia, determinados alimentos não servem apenas para satisfazer a necessidade básica de comer. São uma espécie de ser todo poderoso, capaz de prevenir a todos os males. Mas, afinal, o que são os superalimentos?

PUB

São super porque são altamente nutritivos. São super porque fazem bem. São super porque curam e previnem. Mas também são super porque alguém assim o diz. É tudo uma questão de marketing? Talvez.

Para a autora do livro ‘Superalimentos’ Sue Quinn, o termo “é frequentemente explorado pelas empresas agroalimentares com o propósito de transmitirem a imagem de que os seus produtos são altamente nutritivos – mais do que são na realidade”.

Mas os superalimentos estão longe de serem um mito alimentar ou meramente uma questão de marketing. Pelo contrário. A também antiga jornalista do The Guardian diz que “se pusermos de lado este discurso de puro marketing, vemos, no entanto, que há estudos científicos sérios que demonstram que certos alimentos possuem um elevado valor nutricional, que são benéficos para a saúde e protegem o nosso organismo das doenças”.

Lillian Barros, nutricionista clínica defende que o termo de superalimento “é algo relativamente recente no nosso léxico alimentar” e destaca que, “apesar de não existir nenhum superalimento, são assim chamados, por apresentarem caraterísticas nutricionais, em dosagens significativas, que fazem deles excelentes aliados na melhoria de diferentes aspetos da nossa saúde, bem-estar, energia, resposta imunitária, com características curativas e/ou preventivas”.

“Não se tratam de alimentos milagrosos, mas a sua concentração em antioxidantes e fitonutrientes fazem deles o melhor aliado para quem procura no alimento o seu verdadeiro medicamento”, clarifica a nutricionista.

Sue Quinn dá no seu livro o exemplo de uma série de alimentos que considera super. A base da escolha foi a quantidade de nutrientes por caloria, o que faz dos vegetais os grandes aliados da alimentação. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Ansiedade agora mesmo

Doze alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Lifestyle Signos Há 16 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

Lifestyle Inteligência Há 13 Horas

Você é mais inteligente do que pensa - e essas coisas podem provar!

Lifestyle Medicamentos Há 4 Horas

Parar de tomar esses remédios do nada pode ser perigoso

Lifestyle Mistérios Há 9 Horas

Todos os mistérios que rodeiam o sombrio Triângulo das Bermudas