Fraude com brasileira exclui Guiné Equatorial do futebol feminino em 2020

Trata-se de mais uma punição a um país com longo histórico de irregularidades na convocação de atletas de outras nacionalidades

© DR

Esporte Tóquio 11/04/16 POR Estadao Conteudo

A Fifa anunciou nesta segunda-feira a exclusão da seleção de futebol feminino de Guiné Equatorial dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, pela escalação de uma jogadora nascida no Brasil que utilizou-se de "documentos forjados ou falsificados" para atuar pela equipe africana. Trata-se de mais uma punição a um país com longo histórico de irregularidades na convocação de atletas de outras nacionalidades.

PUB

Desta vez, foi uma brasileira que foi escalada irregularmente. Camila Maria do Carmo Nobre de Oliveira utilizou-se de dois passaportes com informações diferentes para participar do torneio Pré-Olímpico de futebol feminino na África, de acordo com a Fifa. A entidade explicou que a atleta também mostrou duas certidões de nascimento com informações diferentes sobre o local de nascimento de seus pais.

Guiné Equatorial não conseguiu a classificação para a Olimpíada do Rio e, agora, acabou excluída do torneio classificatório para os Jogos de Tóquio. Além disso, a federação de futebol do país foi multada em 40 mil francos suíços (cerca de R$ 147 mil), enquanto a brasileiro Camila foi suspensa por dez partidas oficiais e multada em 2 mil francos suíços (pouco mais de R$ 7 mil).

"O Comitê Disciplinar da Fifa considerou a Associação de Futebol de Guiné Equatorial culpada pelo uso de documentos forjados ou falsificados", anunciou a entidade nesta segunda. A Fifa estava investigando irregularidades de diversas atletas da seleção e o caso ainda pode se estender.

Esta não é a primeira vez que a seleção feminina de Guiné Equatorial foi punida pela escalação irregular de uma atleta. Em 2011, a Fifa tirou a atacante Jade Boho Sayo da Copa do Mundo daquele ano e a suspendeu por dois meses, além de excluir a seleção da Olimpíada de Londres, no ano seguinte, por este mesmo motivo.

Guiné Equatorial é um pequeno país africano que já foi acusado diversas vezes de tentar comprar o sucesso na modalidade ao pagar para jogadores estrangeiros defenderem sua seleção. O futebol masculino do país também já sofreu punições por este problema. De acordo com o cadastro no site da Federação Paulista de Futebol, Camila do Carmo Nobre de Oliveira tem 27 anos e está vinculada ao São José até o fim do ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)