Comissão aprova processo de Impeachment de Dilma

A sessão foi marcada por discussões entre os deputados

© Reprodução

© Agência Câmara

Política Relatório 11/04/16 POR Notícias Ao Minuto


Com um começo marcado por confusões e bate boca, os deputados da Comissão Especial do Impeachment votaram o parecer apresentado pelo relator, Jovair Arantes. Com 38 a 27 (veja aqui como cada deputado votou), o relatório foi aprovado depois de 10 horas de sessão. Para que seguisse para a votação em plenário, eram necessários 33 votos. 

PUB

A confusão começou quando o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) chamou o relator de "Jovair Cunha", indicando que ele não tem imparcialidade para redigir o parecer. Depois de uma acalorada discussão, os deputados se dividiram entre gritar "não vai ter golpe", "vai ter impeachment", "fora PT" e "fora Cunha". O presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), disse que a fase de orientação das bancadas só se iniciaria quando houvesse silêncio. Na hora da votação, mais confusão e gritos.   

Orientações 

Antes da votação, cada partido apresentou suas orientações. O PMDB disse que teria deputados que votariam contra e outros a favor, ou seja, o partido liberou a bancada.  

Já o PT, através da fala de Henrique Fontana (PT-RS), disse que "pelo direito sagrado do povo brasileiro escolher seus governantes em eleições diretas", "pela continuidade do combate republicano à corrupção", o partido está contra o golpe e contra o relatório. 

Em seguida, o PSDB afirmou que o processo foi legal e o parecer está perfeito. "Em homenagem à democracia", o PP libera o voto de seus deputados. O PR, em uma decisão tomada na manhã de segunda-feira (11), se declarou contra o relatório. O PSD disse que a maioria vota pelo 'não'. O PSB vota unido, pelo impeachment. "Respeitando a constituição", o Democratas encaminha 'sim' na votação.  

O PRB declarou que "respeita a população brasileira" e orienta que se vote 'sim'. O PDT ressaltou as "lutas árduas" de um governo perseguido e, por isso, o voto da legenda é 'não'. O PTB orientou os membros de seus partido a votar pelo 'sim'. O Solidariedade vota pelo 'sim'. O PTN, apesar de estar dividido, decidiu votar contra o relatório. O PCdoB se declarou "contra o golpe".  

Por unanimidade, o PSC vota a favor do relatório. O PPS vota a favor do relatório. O PV, por unanimidade, orienta que seus deputados votem pelo 'sim', pelo "fim de um mau governo". O PSOL, pelo "impeachment do cinismo", vai votar 'não'. O PROS liberou a bancada e a REDE votou contra o impeachment.  

O PTdoB disse que vota pelo 'não. O PEM encaminha o voto pelo 'não. O PMB vota pelo 'sim'.  Também pelo 'sim' vota a minoria no governo. A liderança do governo, como esperado, disse 'não' ao relatório. 

Leia Mais: Após aprovação, veja próximos passos no processo do impeachment

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 11 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 12 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens