'Fifa ignora saúde dos atletas como o novo Mundial', critica sindicato global de jogadores

Para a entidade, a competição estendida, anunciada neste domingo, irá prejudicar o tempo de descanso e a recuperação dos jogadores no final da temporada 2024/25 e alterar o equilíbrio entre as competições nacionais e internacionais.

© Gett

Esporte FIFA 17/12/23 POR Estadao Conteudo

A Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (Fifpro) afirmou que o novo modelo do Mundial de Clubes, com 32 times, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos, será prejudicial aos jogadores. Para a entidade, a competição estendida, anunciada neste domingo, irá prejudicar o tempo de descanso e a recuperação dos jogadores no final da temporada 2024/25 e alterar o equilíbrio entre as competições nacionais e internacionais.

"A decisão de hoje do Conselho da FIFA de agendar a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA com 32 equipes, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, demonstra uma falta de consideração pela saúde mental e física dos jogadores participantes, bem como um desrespeito pela sua vida pessoal e familiar", diz o texto. "Os jogadores terão que jogar no final de uma temporada de 11 meses, com poucas perspectivas de descansar o suficiente antes do início da temporada seguinte", acrescenta em outro trecho.

A Fifpro reclama que decisões para formatar as competições são tomadas sem a implementação de salvaguardas adequadas e sem qualquer participação dos jogadores, que estão na linha da frente para popularizar o esporte e gerar receitas. Em março deste ano, a Fifa anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir o bem-estar dos jogadores, mas a Fifpro reclama que seus pedidos para dar início ao processo ficaram sem resposta.

"O processo da Fifa para discutir a questão global do calendário de jogos não exclui somente os sindicatos de jogadores, mas também ignora a opinião dos jogadores quando se trata da saúde, do bem-estar e do desempenho deles", afirmou a Fifpro. A federação dos jogadores diz que, "com urgência", a Fifa precisa facilitar as discussões com todas as partes interessadas sobre a introdução de uma regulamentação básica para as questões de saúde e segurança dos atletas profissionais.

Ainda não se sabe como ficará o calendário brasileiro com ausências de Fluminense, Flamengo e Palmeiras, classificados para o Mundial como campeões das três últimas edições da Libertadores. O Brasil ainda poderá colocar um quarto classificado, desde que um time diferente desses três conquiste a Libertadores de 2024.

O maior número de participantes será da Europa, com 12 vagas disponíveis, sendo que oito já estão ocupadas: Chelsea, Real Madrid e Manchester City, como vencedores da Liga dos Campeões, e Bayern de Munique, PSG, Inter de Milão, Porto e Benfica, via ranking.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 7 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 9 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

justica Pridão Há 8 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

justica São Paulo Há 9 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

fama Sean Diddy Combs Há 9 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil Vídeo Há 8 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

brasil Vírus Há 7 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

lifestyle Signos Há 10 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 10 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 8 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta