Polícia de SP diz ter prendido 398 detentos durante saída temporária

O benefício é concedido a presos em regime semiaberto ou que tenham cumprido um sexto da pena, se primário, e um quarto, se reincidente

© iStock

Justiça PRISÃO-SP 01/01/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que 398 detentos que estavam em saída temporária foram presos novamente e reconduzidos aos presídios na última semana em todo o estado.

PUB

Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os quase 400 presos descumpriram medidas previstas pelo benefício. As prisões foram feitas em parceria da polícia com o Poder Judiciário e a Secretaria de Administração Penitenciária.

Para auxiliar os policiais nas reconduções dos presos durante a saída temporária, foram disponibilizados tablets com informação de todas as situações vetadas durante o benefício.

Isso, segundo a SSP, agilizou o trabalho dos policiais, que agora não têm mais que conduzir o detento até a delegacia para verificar se as medidas foram descumpridas.

Os presos que saem da cadeia durante datas comemorativas devem permanecer no endereço informado previamente à penitenciária e não podem frequentar bares e casas noturnas.

O benefício é concedido a presos em regime semiaberto ou que tenham cumprido um sexto da pena, se primário, e um quarto, se reincidente.

Em postagem em uma rede social neste sábado (30), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, comentou as prisões. "Era para estar na 'ressocialização', segundo os que defendem a saída temporária, mas estava traficando drogas", escreveu ao citar o caso de uma prisão feita no interior do estado.

Segundo o secretário, o detento foi flagrado vendendo drogas em Mogi Guaçu (SP) durante o benefício da saída temporária.Outras três prisões, de acordo com o secretário, foram feitas na região da cracolândia, no centro da capital, onde os presos foram flagrados com drogas.

Na quinta-feira (28), um condenado por tráfico de drogas foi detido enquanto andava de jet ski em uma represa de São Bernardo do Campo (ABC). De acordo com a SSP, o preso era monitorado por tornozeleira eletrônica, que emitiu um alerta de que ele havia saído do endereço informado ao presídio.

Derrite, deputado federal pelo PL e licenciado para atuar como secretário, é relator de um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional e prevê o fim da saída temporária. O partido Progressistas encomendou uma pesquisa eleitoral para avaliar a possibilidade de lançá-lo como candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 21 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 21 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 19 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 12 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 21 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 20 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 19 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 18 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo