Reforma de Notre-Dame gera polêmica com possível troca de vitrais do século 19

A decisão desagradou parte do público, que fez um abaixo-assinado com mais de 120 mil assinaturas para que a troca não ocorra

© EMMANUEL DUNAND/AFP via Getty Images

Mundo França 05/01/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma polêmica foi tomou a reconstrução da catedral de Notre-Dame, em Paris, depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a substituição de seis vitrais do século 19 por outros mais modernos.

PUB

A decisão desagradou parte do público, que fez um abaixo-assinado com mais de 120 mil assinaturas para que a troca não ocorra. O argumento é que a mudança destruiria a unidade arquitetônica do templo gótico, que teve sua construção iniciada em 1160.

O monumento está fechado para reforma desde abril de 2019, quando um incêndio destruiu parte da construção. A reabertura está prevista para 8 de dezembro de 2024.

O abaixo-assinado iniciou a circular no dia dez de dezembro, criado pelo historiador e jornalista Didier Rykner. Os vitrais do século 19 foram projetados pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc, durante uma restauração que ocorreu no período, e não foram atingidos pelo fogo que destruiu a torre e o teto da igreja.

"Os vitrais de Notre-Dame desenhados por Viollet-le-Duc formam um todo coerente. O arquiteto quis ser fiel às origens góticas da catedral", afirmou Rykner, fundador da revista La Tribune de l'Art, ao jornal espanhol El País. No dia 8 de dezembro, durante uma visita a Notre-Dame, Macron anunciou a criação de um concurso público que definirá um artista contemporâneo para criar os novos vitrais e dar um "toque de século 21" à igreja.

A ideia não foi somente do presidente francês, mas também do arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, que pediu, em carta, para que o Estado encomendasse "uma série de seis vitrais para as capelas laterais da nave sul". Os signatários do abaixo-assinado argumentam que o chefe de Estado não deve alterar um monumento que pertence a todos.

A torre, que precisou ser reconstruída, também se tornou polêmica durante a reforma, por um motivo similar. Alguns defenderam sua inovação e outros não -estes últimos saíram vencedores da disputa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 3 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Óbito Há 5 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

tech Celular 19/05/24

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 22 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

fama Saúde Há 4 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

lifestyle Astrologia Há 22 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

mundo Irã Há 22 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

mundo SAÚDE-DIABETES Há 23 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

politica Justiça Há 4 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

lifestyle Signos 19/05/24

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?