Em encontro com ministro chinês, Lula reafirma a posição brasileira de "uma só China"

Na ocasião, o petista reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de "uma só China" - uma referência ao princípio do Brasil contra a independência de Taiwan.

© Getty Images

Política China 21/01/24 POR Estadao Conteudo

O Palácio do Planalto destacou neste sábado, 20, o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, realizado nesta sexta-feira, 19. Na ocasião, o petista reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de "uma só China" - uma referência ao princípio do Brasil contra a independência de Taiwan.

De acordo com o governo, a viagem do chanceler chinês é preparatória para uma visita de estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil. A princípio, Xi Jinping virá ao País em data próxima à da reunião de líderes do G20, no Rio, em novembro.

O encontro entre Lula e o representante chinês ocorreu na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde o presidente teve agendas durante o dia. O Planalto citou em nota divulgada nesta tarde que, durante a reunião, Lula e Wang Yi também conversaram sobre os investimentos no Brasil da fabricante de automóveis elétricos chinesa BYD, que está se instalando na Bahia.

"O ministro trouxe os cumprimentos do presidente Xi Jinping e a reunião expressou o desejo mútuo de manutenção e desenvolvimento da forte relação e amizade entre Brasil e China. Na ocasião, Lula reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de 'uma só China'", afirmou o Planalto.

O presidente brasileiro e o chanceler chinês falaram ainda sobre a atual conjuntura internacional e trataram da "crescente parceria entre Brasil e China no setor de energias renováveis", além de discutirem projetos e ações conjuntas na África. "Wang Yi ressaltou que o Brasil é uma prioridade da diplomacia chinesa", concluiu o governo.

Como mostrou ontem o Broadcast, em discurso no Palácio do Itamaraty, Wang Yi sugeriu que os governos do Brasil e da China devem trabalhar em conjunto para aproximar os objetivos "entre a iniciativa Cinturão e Rota e o PAC do Brasil".

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 17 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 18 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 19 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 15 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 15 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

fama Rafa Kalimann Há 18 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"

mundo Viral Há 18 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa