Fissura que ocorreu com jovem após encontro com jogador é incomum, dizem médicos

Lívia Gabriele da Silva Matos morreu durante um encontro com o jogador de futebol Dimas, do Corinthians, na noite de terça (30)

© Reprodução- Redes Sociais

Brasil Morte 03/02/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O rompimento do saco de Douglas -membrana localizada na parte de baixo do abdômen, entre o útero e o reto- apontado em laudo sobre a morte de Lívia Gabriele da Silva Matos, 19, é incomum, mas pode ocorrer em determinadas situações, dizem médicos.

PUB

A jovem morreu durante um encontro no apartamento do jogador de futebol Dimas Cândido de Oliveira Filho, 18, do sub-20 do Corinthians, na noite de terça (30). Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o atleta declarou que ela começou a sangrar e desmaiou durante a relação sexual.

Eduardo Siqueira, membro da Comissão de Sexologia da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que o saco de Douglas não é uma estrutura que tenha função ou que gere problema -apesar de servir como ponto de referência para a investigação de doenças, como a endometriose.

Segundo ele, a laceração na área pode ocorrer durante a relação no caso de "pouca lubrificação, ressecamento, se o ato sexual –consentido ou não– ser realizado de forma intensa ou até se for utilizado um objeto de forma inadvertida". Por se tratar de uma região de muita vascularidade, o sangramento costuma ser mais intenso.

Quando isso acontece, ele afirma que a maioria das mulheres procuram médicos é suturada, ficam bem e continua mantendo relações sexuais. "Ninguém precisa se preocupar em manter uma relação", diz.

Carolina Fernandes Giacometti, ginecologista do Hospital Albert Einstein, concorda que a ruptura do saco de Douglas é rara, mas pode acontecer quando relacionada a um trauma. "Como é uma região em que o tecido é elástico e flexível, é raro ter lacerações deste tipo, mas podem acontecer", afirma.

Giacometti explica ainda que entre as condições que podem gerar esse tipo de problema estão a realização de cirurgias especificamente na região e a existência de cicatriz no local. Na fase de menopausa ou de amamentação, a região também fica mais sensível e ressecada.

"Se a mulher tiver algum distúrbio de coagulação, pode sofrer uma laceração mais grave do que alguém que não tem essa condição", alerta.

A Polícia Civil de São Paulo investiga o caso. A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 30º DP e repassado para a 5ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).

Segundo a Polícia Militar, o jogador relatou que ele e a estudante de enfermagem se conheceram por meio de uma rede social e mantiveram contato por cerca de um mês. O encontro na terça era o primeiro entre eles. Ele declarou ainda que não usaram drogas nem bebida alcoólica e que mantiveram relações sexuais sem uso de qualquer objeto.

O advogado Tiago Lenoir, que defende Dimas, afirmou que o atleta prestou socorro e que não houve crime.

Alfredo Porcer, advogado que representa a família da jovem, disse que ela não tinha cirurgias anteriores ou problemas de saúde e ressaltou ser preciso aguardar o resultado do IML (Instituto Médico Legal) e dos exames toxicológicos para mais conclusões.

"A Lívia foi para o apartamento, mas sabia que ia ter relação sexual? Ela foi forçada a ter relação sexual? Teve mais alguém junto? Colocaram um objeto nela? É aí o ponto central para saber se tem nexo de causalidade entre a conduta do jogador com o resultado, aí seria imputado a ele um dolo eventual talvez", explicou, dizendo que ainda restam muitas perguntas a serem respondidas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 12 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 13 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 11 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 10 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

mundo Polícia agora mesmo

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Pâncreas Há 12 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

cultura Lançamentos Há 21 Horas

Os filmes mais esperados de 2024! E alguns já estrearam

lifestyle Câncer Há 13 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

lifestyle Colesterol Há 11 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são