Questões para levar em conta antes de entrar num relacionamento aberto

Como saber se você e seu parceiro estão prontos?

Questões para levar em conta antes de entrar num relacionamento aberto

A monogamia pode ser um pilar maravilhoso num relacionamento, mas não é para todo mundo. Também pode ser a coisa certa em um certo ponto de um relacionamento e a coisa errada num ponto diferente na mesma relação. Na verdade, muita gente imagina como seria abrir seu relacionamento, mas às vezes falta linguagem ou coragem para trazer o assunto à tona. Também acontece do casal se jogar na relação aberta sem realmente conversar sobre o assunto e sem muitos cuidados. E isso pode trazer muito sofrimento e até o término do relacionamento.

Mas há perguntas que podem ajudar você e seu parceiro ou parceira a decidir se esta é a escolha certa para vocês. Fazer as perguntas certas ajuda tudo a acontecer da maneira mais amorosa e respeitosa possível. Clique e veja que coisas você deve questionar a si mesmo e ao seu parceiro na hora de considerar ter relacionamento aberto ou não.

© Shutterstock

Perguntas para fazer a si mesmo

Se você tem se perguntado sobre abrir seu relacionamento, você não está sozinho. As buscas no Google por relacionamentos abertos tem aumentado nos últimos anos, mas é preciso muito mais introspecção para descobrir se você está preparado para este passo.

©

Shutterstock

Eu quero um relacionamento aberto ou poliamor?

As duas definições fazem parte da não-monogamia, mas são bem diferentes na verdade. Poliamor é a prática de ter uma relação aberta, porém íntima, com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, com o consentimento de todos os envolvidos. Estes geralmente são relacionamentos emocionalmente engajados, solidários e amorosos compartilhados com várias pessoas.

©

Shutterstock

Eu quero um relacionamento aberto ou poliamor?

Uma relação aberta, por outro lado, geralmente é construída em torno de um casal central que tem o desejo de ter múltiplos parceiros  s e x u a i s.

©

Shutterstock

Estou preparado para enfrentar minhas inseguranças?

Esta é uma grande pergunta que você deve se perguntar muitas vezes. Quando seu parceiro começar a sair com outras pessoas, você inevitavelmente vai descobrir suas maiores inseguranças, e isso é algo que você deve estar preparado para enfrentar.

©

Shutterstock

O que eu quero conseguir abrindo o relacionamento?

Você só quer animar as coisas entre você e seu parceiro? Você acha que a não-monogamia pode ser mais saudável para a conexão entre vocês dois? Só está curioso sobre como seria ter outros parceiros  s e x u a i s? Estas são coisas que você vai precisa descobrir em si mesmo para que consiga comunicá-las claramente ao seu parceiro.

©

Shutterstock

Isso é uma solução para remendar algo?

Existe alguma coisa que está fundamentalmente faltando no seu relacionamento? Você tem se sentido mal amado ou entediado? O que você está procurando consertar ao procurar outras pessoas? Tentar consertar as coisas é uma razão muito comum que leva os casais a abrirem o relacionamento, mas que provavelmente terminará em lágrimas.

©

Shutterstock

Gosto do s e x o com meu parceiro?

Abrir o relacionamento para consertar uma vida  s e x u a l  infeliz é muitas vezes comparado a ter um bebê para consertar um casamento infeliz. Além disso, não ter uma vida  s e x u a l  satisfatória com o parceiro atual provavelmente significa que a base do relacionamento de vocês está muito enfraquecida e que a relação não vai sobreviver depois que abrir o relacionamento.

©

Shutterstock

Quão ciumento/territorial eu sou?

É natural sentir um pouco de ciúme, mas num relacionamento aberto ideal deve-se sentir muito mais felicidade do que ciúmes pelo parceiro, pois a outra pessoa vai experimentar conexão e prazer com outros. É preciso um amor real e altruísta.

©

Shutterstock

Consigo separar o s e x o das emoções?

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de fazer  s e x o  com alguém sem ter sentimentos reais por ele, um relacionamento aberto é a receita para o desastre e, na verdade, o poliamor pode ser o melhor caminho. Você tem que ser extremamente honesto consigo mesmo sobre se você é capaz de fazer  s e x o  com alguém sem se apaixonar por essa pessoa.

©

Shutterstock

Já há algum parceiro em potencial que eu tenha em mente?

Outra razão complicada que as pessoas pedem para abrir relacionamentos é porque querem dormir com uma pessoa específica. Isso até pode dar certo, desde que você esteja disposto a admitir isso ao seu parceiro e depois ouvir sobre alguém que ele também pode ter em mente.

©

Shutterstock

Sou um bom comunicador?

As únicas relações abertas que prosperam são aquelas com uma forte e saudável base de comunicação clara, compreensiva, não-violenta e  honesta. Se você está com dificuldades em comunicar o que quer, é melhor evitar abrir seu relacionamento por enquanto.

©

Shutterstock

Como perguntar ao seu parceiro

Ser convidado a abrir o relacionamento do nada pode ser um golpe devastador para alguns, então é melhor tentar obter as opiniões e sentimentos do seu parceiro sobre relacionamentos abertos como um todo antes mesmo de deixá-lo saber que você tem pensado sobre isso. O momento certo também é fundamental na hora de trazer este tópico à tona, ou seja, não puxe esse assunto logo depois de uma discussão ou enquanto ainda estejam magoados um com o outro.

©

Shutterstock

Elogie e tranquilize

A primeira coisa a fazer é tranquilizar seu parceiro ou parceira de que o vínculo entre vocês continua forte e sua prioridade é ele. Fale sobre o que você aprecia no relacionamento de vocês. Se o outro se sente seguro, será muito menos emocional trazer à tona a ideia de um relacionamento aberto.

©

Shutterstock

Utilize hipóteses e um tom leve

Comece usando o estilo de conversa "e se". Fale de maneira gentil e suave sobre suas curiosidades ou fantasias. Isso vai te ajudar a ter uma noção de como seu parceiro se sentiria sobre abrir o relacionamento. Vocês não precisam decidir nada na primeira conversa!

©

Shutterstock

Use "eu" nas frases

Quando seu parceiro inevitavelmente perguntar por que você quer um relacionamento aberto, evite começar seus motivos com "Você" e se concentre em declarações de "eu quero". Essa conversa deve ser iniciada por causa de seus próprios desejos e não porque você está culpando o outro por não cumprir esses desejos.

©

Shutterstock

Perguntas para fazer ao parceiro

Depois que você perceber que está emocionalmente pronto o suficiente para um relacionamento aberto e já se aproximou de seu parceiro respeitosamente e amorosamente depois disso, há perguntas igualmente importantes que você precisa fazer a ele ou ela. Isso ajudará o casal a ficar na mesma página.

©

Shutterstock

Nós dois queremos isso de forma igual?

Não há nada pior do que um parceiro apenas concordar com uma relação aberta para agradar o outro. Isso só cria ressentimento. Normalmente, um parceiro quer abrir o relacionamento mais que o outro, mas se vocês não conseguirem criar um espaço honesto entre vocês para comunicar necessidades, sentimentos e limites, o melhor é esperar um pouco para abrir o relacionamento.

©

Shutterstock

Um de nós deve começar primeiro?

Se um de vocês está mais hesitante em abrir o relacionamento, uma grande ajuda pode ser deixá-lo ir primeiro no que diz respeito à busca de outro parceiro. Isso diminuirá seus medos e estabelecerá maior confiança e generosidade entre vocês.

©

Shutterstock

Queremos fazer isso pela mesma razão?

Isso é um tópico difícil de conversar, mas importante para o sucesso do relacionamento aberto. Se um está apenas curioso sobre ter  s e x o  com outras pessoas, e o outro está procurando um modo mais permanente de intimidade, isso pode trazer imensos problemas.

©

Shutterstock

Quantos detalhes queremos compartilhar?

Talvez seu parceiro fique excitado em ouvir as histórias de você com outras pessoas, mas ele também pode não querer saber nenhum detalhe.

©

Shutterstock

Com que frequência ficamos confortáveis?

Para eliminar todas as possibilidades de competição e ciúme, bem como estabelecer como novos parceiros se encaixarão em suas vidas e horários, é importante descobrir com que frequência vocês se sentem confortáveis em ter novos parceiros.

©

Shutterstock

Qual o limite?

O termo "relação aberta" pode ser bastante vago. É só  s e x o? Quantos encontros cada um pode ter com a mesma pessoa? O que acontece se os sentimentos se tornam sérios? É melhor conversar sobre estes tópicos antes deles acontecerem.

©

Shutterstock

Com quem podemos sair?

A maioria dos casais em relacionamentos abertos decide que as pessoas que a outra pessoa conhece estão completamente fora dos limites, o que geralmente é uma boa aposta. Mas vocês também podem definir outros limites para garantir que ambos estejam confortáveis.

©

Shutterstock

Onde podemos dormir com outros?

Muitos casais abertos mantêm a casa fora dos limites para proteger seu espaço. Alguns também colocam seus bares e restaurantes favoritos fora dos limites para mantê-los sagrados.

©

Shutterstock

Quando podemos dormir com outros?

Talvez vocês tenham definido noites designadas onde os dois saem para que ninguém fique em casa pensando sobre o outro.

©

Shutterstock

Podemos ser honestos sobre inseguranças?

Abrir a comunicação para admitir que você está com ciúmes ou inseguro é uma abordagem muito saudável, e permitirá que ambos se preparem para dar garantias um ao outro quando necessário. Por exemplo, se você disser ao seu parceiro que ouvir sobre ele com outra pessoa te faz se sentir menos atraente, os dois juntos podem estabelecer maneiras para que seu parceiro te tranquilize de que ele está atraído por você.

©

Shutterstock

Como vocês vão lidar com os sentimentos dos parceiros externos?

Em primeiro lugar, você deve ser sincero com qualquer parceiro  s e x u a l  sobre estar num relacionamento aberto. Você precisa lembrar que eles são humanos reais com sentimentos reais. Para contornar esse tipo de problema, muitos casais abertos decidem dormir apenas uma vez com cada parceiro externo (e comunicar isso a esses parceiros).

©

Shutterstock

O que acontece se nossas regras forem quebradas?

É importante conversar se vocês vão ser tolerantes e avaliar as coisas caso a caso, ou se quebrar uma regra sinalizaria imediatamente o fim do relacionamento para um de vocês.

©

Shutterstock

Estamos dispostos a aceitar a mesma responsabilidade?

Esta é outra maneira de perguntar se ambos estão dispostos a aceitar os riscos que vêm com a tentativa de um relacionamento aberto e reconhecer que os resultados podem ser desconhecidos, mas que um não vai culpar o outro porque é uma decisão que vocês estão tomando juntos.

©

Shutterstock

Quem pode ser impactado nesse processo? Como podemos ter cuidado?

Muitos casais que têm filhos decidem abrir seus relacionamentos, mas eles têm que ser muito conscientes para não deixar que isso impacte seus filhos, especialmente se eles são jovens. Outros membros da família e amigos em comum também precisam ser levados em consideração. Em alguns casos pode ser melhor deixar as pessoas saberem. Em outros pode ser melhor manter esse assunto apenas entre vocês dois.

©

Shutterstock

Que tipo de apoio estamos confortáveis em procurar em caso de problemas?

Se vocês não têm amigos em situações semelhantes que podem ajudá-los, é uma boa ideia ter um terapeuta de casal para ajudar a moderar quaisquer problemas potenciais.

©

Shutterstock

Vamos nos sentir confortáveis em fechar o relacionamento de novo?

Às vezes a gente não sabe se vai gostar de um relacionamento aberto até experimentar, mas pode acontecer de um de vocês não gostar. Estabelecer uma maneira segura e previamente acordada de voltar ao relacionamento fechado, caso uma parte não goste, é essencial para proteger o relacionamento.

Fontes: (Bolde) (PureWow) (Bustle) (MindBodyGreen)

Veja também: O que acontece no corpo quando não fazemos amor?

©

Shutterstock

Lifestyle Relacionamentos 06/02/24 POR Notícias Ao Minuto


A monogamia pode ser um pilar maravilhoso num relacionamento, mas não é para todo mundo. Também pode ser a coisa certa em um certo ponto de um relacionamento e a coisa errada num ponto diferente na mesma relação. Na verdade, muita gente imagina como seria abrir seu relacionamento, mas às vezes falta linguagem ou coragem para trazer o assunto à tona. Também acontece do casal se jogar na relação aberta sem realmente conversar sobre o assunto e sem muitos cuidados. E isso pode trazer muito sofrimento e até o término do relacionamento.

PUB

Mas há perguntas que podem ajudar você e seu parceiro ou parceira a decidir se esta é a escolha certa para vocês. Fazer as perguntas certas ajuda tudo a acontecer da maneira mais amorosa e respeitosa possível. Clique e veja que coisas você deve questionar a si mesmo e ao seu parceiro na hora de considerar ter relacionamento aberto ou não.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech Portugal Há 13 Horas

Clarão ilumina o céu de Portugal e intriga internautas

justica CHUVA-RS Há 13 Horas

Homens são presos suspeitos de desvio de marmitas e tráfico de drogas em Porto Alegre

justica São José dos Campos Há 10 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

fama Fake News Há 8 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

mundo Inglaterra Há 13 Horas

Parasita detetado na água provoca infeção a 46 pessoas na Inglaterra

tech Celular Há 10 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

brasil ACIDENTE-SP Há 12 Horas

Motorista tenta atropelar ladrão com Lamborghini após ser roubado e bate o carro em SP

fama São Paulo Há 8 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

fama UTI Há 14 Horas

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

mundo Irã Há 9 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"