Polícia investiga atuação de facções em assassinato de sobrinho-neto de Marina Silva

O jovem foi morto a tiros na tarde da última terça-feira (6), dentro de casa

© Getty Images

Justiça Acre 10/02/24 POR Folhapress

MANAUS, AM (FOLHAPRESS) - A Polícia Civil do Acre investiga a suspeita de que uma disputa entre facções criminosas num bairro de Rio Branco tenha motivado o assassinato de Cauã Nascimento Silva, 19, sobrinho-neto da ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).

PUB

O jovem foi morto a tiros na tarde da última terça-feira (6), dentro de casa. O corpo tinha quatro perfurações a bala, conforme uma perícia inicial da polícia.

Marina tornou público o homicídio numa postagem em rede social no mesmo dia do crime. Ela recebeu condolências do presidente Lula (PT) e de outros ministros do governo, como Fernando Haddad (Fazenda).

"Com imenso pesar e dor, recebo a notícia de que meu sobrinho-neto Cauã Nascimento Silva, de 19 anos, foi assassinado nesta terça-feira (6/2) em Rio Branco, no Acre", escreveu a ministra, que é acriana. "Cauã foi vítima da criminalidade que destrói vidas principalmente de jovens de bairros da periferia do nosso país."

As primeiras diligências feitas pela Delegacia de Homicídios em Rio Branco apontam a existência de uma disputa local, no bairro onde a vítima morava, entre duas facções do narcotráfico: Comando Vermelho, que surgiu no Rio de Janeiro e se espalhou por diferentes regiões, inclusive na Amazônia, e Bonde dos 13, uma organização criminosa com atuação mais local.

O bairro onde Cauã morava, Taquari, tem dominância do Bonde dos 13 e passou a sofrer um processo de invasão por integrantes do Comando Vermelho, segundo o delegado Cristiano Bastos, responsável pelas investigações na Delegacia de Homicídios.

"Algumas pessoas têm ido embora, outras resistem. O óbito tem relação com essa disputa", disse Bastos. "A maioria dos crimes em Rio Branco tem conexão com facções criminosas."

A polícia não tem confirmação sobre participação de Cauã no Bonde dos 13 ou no Comando Vermelho. O jovem teria grupo de amigos que seriam da primeira facção, conforme o delegado, e depois passou a ser apontado como mais próximo de pessoas da segunda organização criminosa.

Duas pessoas apareceram em uma moto, aguardaram a tia de Cauã sair de casa, arrombaram a porta da frente e invadiram a casa para fazer os disparos contra o jovem. Ele tinha acabado de chegar da rua e de tomar um banho.

A polícia não identificou ou prendeu os suspeitos até o fim da manhã desta sexta-feira (9). As investigações prosseguem.

O Atlas da Violência 2023, publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que a região Norte é a única a contrariar a tendência de queda de assassinatos que ocorreu a partir de 2017. A taxa de 34,7 homicídios a cada 100 mil habitantes, registrada em 2021, foi superior à taxa em 2020.

Entre as causas apontadas está a expansão de disputas entre facções de tráfico de drogas, tanto de São Paulo e Rio quanto de organizações nascidas no Norte. A disputa envolve facções na fronteira com Peru, Colômbia, Bolívia e Venezuela, segundo especialistas.

Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em setembro de 2022, sobre territórios indígenas não demarcados, mostrou que a atuação de facções vai além das cidades no Acre e chega até as aldeias.

PCC e Comando Vermelho atuam em Sena Madureira (AC), a 144 km de Rio Branco, e cooptam jovens jaminawas, como a reportagem constatou na região. Em alguns casos, a cooptação de indígenas chega até as comunidades tradicionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor