Grêmio goleia Santa Cruz por 6 a 2 e vira líder provisório do Gaúcho

O jogo foi movimentado, porque o Grêmio abriu 2 a 0, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo, para conquistar a goleada na etapa final. O perdedor segue na lanterna com três pontos e pode ser rebaixado ao final desta nona rodada.

© LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Esporte Campeonato Gaúcho 18/02/24 POR Estadao Conteudo

Em uma semana marcada pela chegada de reforços, o Grêmio goleou por 6 a 2 o Santa Cruz, neste sábado, na sua arena, em Porto Alegre (RS), e assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Gaúcho. Tem 20 pontos, contra 19 do rival Internacional, que domingo atua no interior diante do Novo Hamburgo.

O jogo foi movimentado, porque o Grêmio abriu 2 a 0, mas sofreu o empate ainda no primeiro tempo, para conquistar a goleada na etapa final. O perdedor segue na lanterna com três pontos e pode ser rebaixado ao final desta nona rodada.

O Grêmio não vencia há dois jogos e agora vai enfrentar o Internacional pela décima rodada, dia 25 (domingo), às 16 horas, no Beira-Rio. Antes do jogo, o técnico Renato Gaúcho avisou que pretendia, no decorrer do jogo, já colocar em campo dois novos jogadores do clube: o volante Du Queiroz, ex-Corinthians, e o atacante Pavón, vindo do Atlético-MG. "Eles vinham treinando em seus clubes, onde fizeram pré-temporada. Então devem ganhar ritmo de jogo", disse o técnico.

O centroavante Diego Costa é um caso à parte, porque já chegou no clube com o pedido pessoal de ter um tempo para entrar em sua melhor forma física. O lateral-esquerdo Mayk, contratado junto ao Guarani, está na parte final de recuperação de uma lesão muscular.

Desta vez Renato Gaúcho não poupou os titulares, afinal de contas, o empate sem gols, com os reservas, diante do Ypiranga, em Erechim, derrubou o 'Imortal' da liderança, agora nas mãos do rival Internacional. Só mesmo o ataque sofreu mudanças, até mesmo pela falta de opções. A novidade, inclusive, foi Gustavo Nunes, destaque do time na Copa São Paulo de Juniores e, agora, com contrato prolongado. Só por isso, não tinha sido utilizado antes.

Mas o Grêmio começou em alta velocidade, abrindo logo dois gols de vantagem. O primeiro com Gustavo Nunes, aos 13 minutos, batendo de chapa após uma rebatida da defesa. Três minutos depois, após cruzamento da esquerda, Cristaldo levantou o pé e se antecipou ao goleiro Marcelo Pitol para fazer 2 a 0. Parecia o início de uma goleada, o que não aconteceu.

De outro lado, o técnico Iarley, ex-atacante e ídolo do Internacional, fez três trocas, duas delas por contusão. Mas seguiu à beira do gramado pedindo para seus jogadores arriscarem os chutes. Deu certo, porque o lateral-esquerdo David Luis diminuiu, aos 24. Ele recebeu a bola na intermediária e avançou sem marcação para depois soltar um chute diagonal que morreu nas redes. Embora tivesse a posse de bola no ataque, o Grêmio apresentava dificuldades no sistema de marcação e levou o empate num contra-ataque. Após troca de passe com Pablo, o atacante Jean Lucca entrou na área e chutou. A bola desviou em Pedro Geromel, subiu e encobriu o goleiro Marchesin. Tudo igual aos 49 minutos.

Após o intervalo, o Grêmio voltou com três mudanças, inclusive, com Du Queiroz e Pavón, que deveriam ganhar ritmo, mas entraram com a obrigação de 'resolver o jogo'. E o atacante André entrou na vaga do zagueiro Pedro Geromel, numa clara demonstração de que Renato Gaúcho queria seu time totalmente no ataque.

Desta vez, tudo saiu como esperado. O Grêmio marcou a saída de bola adversária, não permitiu os contra-ataques e imprimiu forte volume de jogo que resultou no terceiro gol. Após recuo de Pepê, o estreante Pavón chutou cruzado, a bola desviou na defesa e passou por Marcelo Pitol, aos 21, 3 a 2.

Com o time do Santa Cruz cansado, logo virou goleada. João Pedro desceu em diagonal e bateu colocado de esquerda, para fazer 4 a 2, aos 30. Dois minutos depois, Pavón foi na linha de fundo e cruzou para o meio da área para o chute de chapa de João Pedro Galvão, o mais criticado pela torcida, marcar o quinto gol gremista. Aos gritos da torcida, o Grêmio manteve seu ritmo forte e chegou ao sexto gol aos 44, quando Pavón, do lado esquerdo, levantou para o cabeceio de André, fechando o placar em 6 a 2.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 6 X 2 SANTA CRUZ

GRÊMIO - Marchesin; João Pedro, Pedro Geromel (André), Kannemann (Dodi) e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo (Du Queiroz); Everton Galdino (Pavón), Gustavo Nunes e João Pedro Galvão (Lucas Besozzi). Técnico: Renato Gaúcho.

SANTA CRUZ - Marcelo Pitol; Jefferson, Anderson Alagoano (Kevlin) e Thiago Sales; Jean Lucca, Leylon (Rafael Mineiro), Daniel Pereira, Léo Aquino (Pablo Bueno) e David Luis (Tairone); Tcharles (Rickelmy) e Netto. Técnico: Iarley.

GOLS - Gustavo Nunes, aos 13, Cristaldo, aos 16 e David Luis, aos 24 minutos do primeiro tempo. Pavón, aos 21, João Pedro, aos 30 e João Pedro Galvão, aos 32 minutos do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Villasanti e André (Grêmio). Tairone (Santa Cruz).

ÁRBITRO - Lucas Guimarães Horn.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 20 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 20 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 21 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 19 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 19 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 20 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 20 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

brasil Brasil Há 19 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

lifestyle Câncer Há 21 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

fama "A Mãe da Noiva" Há 21 Horas

Brooke Shields e filha fazem rara aparição juntas em estreia de filme