Mauro Vieira convoca embaixador de Israel em meio a crise diplomática

O governo deve convocar o embaixador israelense Daniel Zonshine para prestar esclarecimentos

© Reuters

Mundo Israel 19/02/24 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) convocou nesta segunda-feira (19) o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para reunião no Rio de Janeiro, ainda nesta segunda.

PUB

Trata-se de um ato diplomático que demonstra insatisfação do governo com Israel. Além disso, o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, embarca para o Brasil nesta terça. Ele foi chamado para consultas pelo chanceler, conforme antecipou a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

"Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã", disse o Itamaraty, em nota.

A manifestação ocorre em resposta à escalada da crise diplomática com Israel, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparar a ofensiva militar de Israel em Gaza ao Holocausto.

O episódio foi tema de discussão no em reunião no Palácio da Alvorada nesta manhã, com os ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim.

A definição de Lula é de que não haveria qualquer forma de retratação pela sua fala, e que a resposta do governo será diplomática, vocalizada por Vieira. A avaliação é que foi uma tentativa de escalar a crise, como forma de reação às críticas não só do governo brasileiro, mas da comunidade internacional à ofensiva contra palestinos.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do governo de Binyamin Netanyahu declarou o líder brasileiro "persona non grata".

Além disso, o chanceler israelense, Israel Katz, fez uma reprimenda ao embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, no Memorial do Holocausto (Yad Vashem). O gesto foi classificado por um diplomata como "show". Normalmente, advertências a embaixadores são feitas nas sedes das chancelarias.

O governo deve convocar o embaixador israelense Daniel Zonshine para prestar esclarecimentos e, como mostrou a coluna da Mônica Bergamo, chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, para consultas.

"A meu ver, não há de que desculpar. O que está ocorrendo é uma barbaridade", disse Amorim à Folha.

"O chanceler [Mauro Vieira] anunciará as providências que decidir tomar. (...) Sempre tivemos grande estima pelo povo judeu, que nos deu Einstein, Freud e tantos outros, além de extraordinária contribuição à cultura brasileira", completou, reforçando o que a primeira-dama, Janja, disse mais cedo, que Lula se referia ao governo, não ao povo judeu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 21 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 23 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 23 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 23 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 21 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 23 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

brasil sul do brasil Há 22 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

brasil Vírus Há 21 Horas

Cientistas confirmam circulação de vírus mayaro em humanos em Roraima; entenda riscos

fama TONY-RAMOS Há 19 Horas

Tony Ramos está muito bem, afirma Denise Fraga sobre recuperação após cirurgia