Avaliação negativa do governo cresce e perspectiva para a economia piora

Em fevereiro de 2023, esse índice era de 20% e, em dezembro, de 29%. Os que consideram a administração como "positiva" eram 40% há um ano, foram 36% em dezembro passado e agora são 35%

© Getty

Política Governo Lula 07/03/24 POR Estadao Conteudo

Neste início de segundo ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo vê seu índice de desaprovação crescer na comparação com um ano atrás. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 6, mostrou que 34% dos entrevistados avaliam a gestão petista como "negativa". Em fevereiro de 2023, esse índice era de 20% e, em dezembro, de 29%. Os que consideram a administração como "positiva" eram 40% há um ano, foram 36% em dezembro passado e agora são 35%.

PUB

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e ouviu, presencialmente, 2 mil brasileiros de 16 anos ou mais, em todos os Estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%. Ainda sobre a avaliação do governo, 28% disseram considerar a atual gestão "regular" e 3% não responderam.

O cenário enfrentado pelo governo pode ser explicado, em parte, pela percepção da população sobre a economia, também medida na pesquisa. O índice dos que acham que a situação econômica do Brasil piorou passou de 31% em dezembro para 38% agora. No início do governo, era de 30%. Para 26%, a economia melhorou; em dezembro de 2023, essa era a percepção de 34%.

A expectativa para os próximos 12 meses também indica pessimismo - 46% dos brasileiros acham que a economia vai melhorar no próximo ano, ante 55% em dezembro e 62% em fevereiro do ano passado. A alta no preço dos alimentos, percebida por 73% dos entrevistados, "é a principal explicação para esse desempenho", segundo o levantamento.

Congresso

O Palácio do Planalto busca apoio no Congresso para aprovar sua pauta econômica. Para isso, Lula tem se reunido com parlamentares, tanto da Câmara quanto do Senado. Anteontem, o presidente recebeu, no Palácio da Alvorada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes de bancada.

O petista aproveitou o "happy hour" para agradecer a aprovação de projetos importantes para o Executivo ao longo de 2023 - e lembrar a pauta que virá pela frente. Ele destacou o resultado do PIB, que cresceu de 2,9% no ano passado. Em fevereiro, Lula já havia patrocinado encontro semelhante com deputados, num gesto para se aproximar do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou das duas reuniões chamadas por Lula - com deputados e senadores -, tem pedido apoio do Congresso para aprovar medidas de aumento de arrecadação. O chefe da equipe econômica tenta zerar o déficit das contas públicas este ano.

Evangélicos

Além da questão econômica, outra frente de desgaste do governo que refletiu na pesquisa divulgada ontem tem relação com a agenda internacional adotada por Lula. Conforme a Genial/Quaest, os índices registrados agora foram puxados principalmente pela opinião dos evangélicos no que diz respeito às declarações de Lula sobre o conflito entre Israel e Palestina.

"A pior avaliação veio dos evangélicos, que respondem por 30% do eleitorado brasileiro, influenciados pelas declarações em que Lula comparou a guerra em Gaza com a ação de Hitler na Segunda Guerra Mundial", afirma o relatório do levantamento. A comparação foi considerada "exagerada" por 60% dos entrevistados e por 69% dos evangélicos.

Leia Também: Lula pedir desculpas a Israel é exagero, mas poderia admitir que se expressou mal, diz Temer

"A reação às falas de Lula comparando o que acontece em Gaza com o que aconteceu na 2.ª Guerra Mundial parece dar boas pistas para explicar essa queda na avaliação do governo entre os evangélicos", disse o cientista político Felipe Nunes, da Quaest. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, admitiu que a declaração do chefe do Executivo sobre um "Holocausto" em Gaza teve impacto no levantamento, mas disse que não haverá mudança de posicionamento.

Ainda entre os evangélicos, 48% avaliaram como negativa a gestão petista, um aumento de 12 pontos porcentuais em relação à sondagem anterior, de dezembro. Esse é o pior resultado no segmento desde o primeiro levantamento, de fevereiro de 2023. Por outro lado, 47% dos entrevistados responderam que o governo atual está melhor que o anterior, ante 38% que disseram preferir a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 11%, os dois governos são iguais.

O Planalto olha para o eleitorado que classificou Lula como "regular" em uma ampla pesquisa feita sob demanda (não o levantamento de ontem) para pensar em ações que fariam alas desse segmento apoiar o presidente. Um exemplo seria a mulher evangélica com filhos, que teria a vida diretamente afetada caso escolas públicas fossem em tempo integral.

Os entrevistados também foram questionados sobre o trabalho que Lula vem fazendo na Presidência. Os que desaprovam o desempenho do petista são 46%, ante 43% em dezembro e 28% em fevereiro do ano passado. Os que aprovam eram 56% há um ano, 54% em dezembro e 51% agora. Nesse quesito, ponto de alerta é o eleitorado feminino, um dos grupos que deram sustentação a Lula em 2022. Agora, aprovação e desaprovação estão, pela primeira vez, quase empatadas na margem de erro: 51% das mulheres aprovam o trabalho do presidente e 45% desaprovam.

Leia Também: Tribunal anula mais 3 condenações de Cabral e reduz em 40 anos penas do ex-governador

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Aciente Rondônia Há 16 Horas

Cantora Ana Paula Vieira e vereador Marcelo Stocco morrem em acidente

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Mãe que perdeu uma das gêmeas nas enchentes: "Esse vazio será eterno"

fama NADJA-HADDAD Há 18 Horas

Nadja Haddad perde um dos gêmeos e desabafa:‘Parte de mim morreu'

fama Paulo Cesar Pereio Há 18 Horas

Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema e teatro

mundo Vulcão Há 14 Horas

Trovoada e erupção vulcânica ocorrem simultaneamente na Guatemala; veja

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Defesa Civil alerta para novas 'inundações severas' no RS

fama Kim Kardashian Há 15 Horas

Kim Kardashian mostra luxuosa festa de aniversário do filho

mundo Viral Há 17 Horas

Convidada adiciona criança a lista de casamento e deixa noiva furiosa

fama Rafa Kalimann Há 18 Horas

Rafa Kalimann revela que sofreu aborto: "Um luto muito grande"