O que é a hepatite e como pode ser tratada?

Sabia que há vários tipos de hepatite?

O que é a hepatite e como pode ser tratada?

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 325 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com hepatite B crônica ou hepatite C. Já um número surpreendente de 114 milhões de indivíduos são afetados pela hepatite A, transmitida através da ingestão de alimentos e água contaminados ou por meio do contato direto com o paciente infectado. Mas o que é exatamente a hepatite, como é identificada e que tratamentos existem?

Clique na galeria a seguir para ver um breve resumo desta doença global.

©

Shutterstock

O que é hepatite?

Hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado. A doença viral afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

©

Shutterstock 

Sintomas comuns

Os sintomas comuns da hepatite incluem pele e olhos amarelos.

©

Shutterstock

Perda de apetite

A perda de apetite é outro indicador de que você pode ter contraído hepatite.

©

Shutterstock 

Vômito

As pessoas afetadas também podem sentir náuseas e vômitos repentinos.

©

Shutterstock 

Cansaço

Sentir-se excepcionalmente cansado ou fatigado regularmente pode ser um indicador precoce do início da hepatite.

©

Shutterstock 

Dor abdominal

Dor ou desconforto na parte superior direita do abdômen é um sintoma comum de hepatite.

©

Shutterstock 

Diarreia

Evacuações intestinais na cor de argila e, com o tempo, crises regulares de diarreia são sinais reveladores de que você pode estar sofrendo de hepatite.

©

Shutterstock 

Crônica ou aguda?

A hepatite é aguda se resolver dentro de seis meses, e crônica se durar mais de seis meses.

©

Shutterstock 

Hepatite crônica

A hepatite crônica pode progredir para cicatrizes no fígado (cirrose) ou insuficiência hepática.

©

Shutterstock 

Câncer de fígado

Dependendo do tipo de hepatite contraída, a condição pode, em alguns casos, levar ao câncer de fígado.

©

Shutterstock 

Hepatite A

A hepatite é mais comumente causada pelos vírus da hepatite A, B, C, D e E. A hepatite A é uma infecção altamente contagiosa, geralmente contraída pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com excrementos de uma pessoa infectada. Os sintomas incluem os mencionados anteriormente, bem como icterícia ou pele amarelada (observe a diferença na cor da mão de um paciente infectado em comparação com a de uma pessoa saudável). A hepatite A geralmente desaparece em poucos meses e não há tratamento específico para ela. No entanto, existe uma vacina, que é recomendada se você estiver viajando para uma área onde o vírus é comum.

©

Shutterstock 

Hepatite B

A hepatite B é transmitida pelo sangue de uma pessoa infectada. Os sintomas são semelhantes aos dos infectados pela hepatite A. A maioria dos adultos infectados pela hepatite B consegue combater o vírus e se recuperar totalmente da infecção em poucos meses. Contudo, os bebês e as crianças têm maior probabilidade de desenvolver uma infecção crônica (de longa duração) por hepatite B. Uma vacina pode ajudar a prevenir a doença.

©

Shutterstock

Hepatite C

A hepatite C é comumente transmitida através do sangue infectado. O risco de infecção aumenta consideravelmente através do compartilhamento de agulhas após a injeção de substâncias ilícitas ou através de injeções médicas inseguras. Cerca de uma em cada quatro pessoas lutará contra a infecção e ficará livre do vírus. Mas uma infecção por hepatite C que continua por muitos anos pode causar cirrose e insuficiência hepática.

©

Shutterstock

Hepatite D

Geralmente transmitido através do contacto sangue-com-sangue ou contato s-xual, o vírus da hepatite D exige que uma pessoa seja primeiro infectada com o vírus da hepatite B, pelo que os esforços de prevenção devem centrar-se na limitação da propagação da hepatite B. Infecção a longo prazo com hepatite D e a hepatite B pode resultar em cirrose e câncer de fígado.

©

Getty Images

Hepatite E

O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pela via oral-fecal. Também está associado ao consumo de carne ou vísceras de porco cruas ou mal cozidas, e à carne de javali, veado e marisco. Embora geralmente seja uma infecção leve e de curta duração que não requer nenhum tratamento, não existe vacina para a hepatite E.

©

Shutterstock 

Hepatite alcoólica

A hepatite alcoólica tem maior probabilidade de ocorrer em pessoas que bebem muito durante muitos anos. Como as pessoas com hepatite alcoólica podem não apresentar sintomas, pode ser difícil diagnosticá-la (embora possa causar icterícia súbita e insuficiência hepática em algumas pessoas). Se você for diagnosticado com hepatite alcoólica, você deve parar de tomar bebida com álcool o mais rápido possível.

©

Shutterstock 

Hepatite parasitária

Existem alguns insetos nocivos por aí, parasitas que infectam o fígado e ativam a resposta imunológica, resultando em sintomas de hepatite aguda. A hepatite parasitária pode ser transmitida através da picada das fêmeas do mosquito Anopheles. Tênias caninas e vermes hepáticos causam hepatite progressiva e fibrose hepática.

©

Shutterstock

Hepatite bacteriana

A infecção bacteriana do fígado geralmente resulta em abscessos hepáticos, hepatite aguda e doença hepática crônica. Escherichia coli (E. coli), uma causa comum de intoxicação alimentar, também é uma causa comum de abscessos hepáticos.

©

Public Domain

Hepatite tóxica e induzida por substâncias

Muitos agentes químicos, incluindo medicamentos, toxinas industriais e suplementos fitoterápicos e dietéticos, podem causar hepatite.

©

Shutterstock 

Hepatite autoimune

A hepatite autoimune é uma doença crônica causada por uma resposta imune anormal contra as células do fígado. É uma causa rara de hepatite de longa duração, na qual o sistema imunológico ataca e danifica o fígado. Os sinais e sintomas clássicos da hepatite autoimune incluem fadiga, anemia, pleurisia e nefrite (inflamação dos rins). A hepatite autoimune aumenta o risco de cirrose e câncer de fígado.

©

Shutterstock 

Doença hepática gordurosa não alcoólica

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é o termo para uma série de condições causadas pelo acúmulo de gordura no fígado. A hepatite não alcoólica enquadra-se no espectro da DHGNA e ocorre em pessoas com pouco ou nenhum histórico de uso de álcool e, em vez disso, está fortemente associada à síndrome metabólica, obesidade, resistência à insulina e diabetes.

©

Shutterstock 

Estatísticas preocupantes

Segundo números divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 325 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com hepatite B ou hepatite C. Em 2015, as hepatites virais causaram 1,34 milhão de mortes. Além disso, a OMS estimou que apenas 10% das pessoas com hepatite B e 20% das pessoas com hepatite C em todo o mundo sabiam que estavam infectadas. Destes casos, menos de 10% receberam tratamento.

©

Shutterstock 

Como a hepatite é tratada: hepatite A

Se a hepatite foi diagnosticada, o tratamento é determinado pelo tipo de hepatite que você tem e se a infecção é aguda ou crônica. Por ser uma doença de curta duração, a hepatite A não requer tratamento. O repouso na cama é frequentemente recomendado.

©

Shutterstock

Como a hepatite é tratada: hepatite B

A hepatite B aguda não requer tratamento específico. Já a hepatite B crônica é tratada com medicamentos antivirais.

©

Shutterstock 

Como a hepatite é tratada: hepatite C

Medicamentos antivirais são usados para tratar formas agudas e crônicas de hepatite C.

©

Shutterstock 

Como a hepatite é tratada: hepatite D

Atualmente não existem medicamentos antivirais disponíveis para o tratamento da hepatite D. A proteína interferon (ou interferão) alfa provou ser eficaz na inibição da atividade viral, mas apenas numa base temporária, revelou um estudo de 2013. A hepatite D pode ser prevenida com a vacinação contra a hepatite B, pois a infecção pela hepatite B é necessária para o desenvolvimento da hepatite D.

©

Shutterstock

Como a hepatite é tratada: hepatite E

Atualmente, não existem terapias médicas específicas disponíveis para tratar a hepatite E. O tratamento inclui repouso e garantia de nutrição e hidratação adequadas.

©

Shutterstock 

Dicas para prevenir as hepatites A e B

Praticar uma boa higiene é fundamental para ajudar a diminuir a probabilidade de contrair hepatite A e B. Se viajar para países onde a doença é predominante, deve evitar beber água da torneira, usar gelo, comer marisco cru ou mal cozido, bem como fruta e vegetais crus.

©

Shutterstock 

Dicas para prevenir as hepatites B, C e D

As hepatites B, C e D são contraídas através de sangue contaminado, portanto, em hipótese alguma compartilhe agulhas ou lâminas de barbear, escova de dentes de outra pessoa ou toque no sangue derramado.

©

Shutterstock 

Play it safe

As hepatites B e C também podem ser contraídas através de relações íntimas. Excesso de cautela e uso de proteção nunca é demais.

©

Shutterstock 

Dia Mundial da Hepatite

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o Dia Mundial da Hepatite como uma das quatro datas de saúde mundiais específicas de doenças. É comemorado todos os anos em 28 de julho.

Fonte: (WHO)

Leia também: Famosos que sofrem com doenças incuráveis e perigosas

©

Shutterstock 

Lifestyle Doenças 23/03/24 POR Notícias Ao Minuto


De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 325 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com hepatite B crônica ou hepatite C. Já um número surpreendente de 114 milhões de indivíduos são afetados pela hepatite A, transmitida através da ingestão de alimentos e água contaminados ou por meio do contato direto com o paciente infectado. Mas o que é exatamente a hepatite, como é identificada e que tratamentos existem?

PUB

Clique na galeria a seguir para ver um breve resumo desta doença global.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 11 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 10 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 11 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja