Tensão sobe, e embaixada argentina abriga opositores de Maduro na Venezuela

Segundo a imprensa argentina, são seis os dirigentes opositores que estão asilados na residência oficial há dois dias

© Reuters

Mundo Venezuela 27/03/24 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A Argentina informou que abriga desde segunda-feira (25) líderes da oposição da Venezuela na residência oficial de sua embaixada em Caracas, que está sem luz, acirrando a tensão entre o governo de Javier Milei e o regime de Nicolás Maduro.

PUB

O país vive uma escalada de estresse desde aquele dia, quando o prazo para inscrição de candidaturas presidenciais se encerrou sem que a principal postulante da oposição, a professora universitária Corina Yoris, 80, fosse habilitada a se registrar, gerando pela primeira vez críticas do governo Lula.

Também naquela segunda, Maduro, ao oficializar a candidatura que pode levá-lo a ficar 18 anos no poder, subiu num palco montado em frente ao CNE (Conselho Nacional Eleitoral) e afirmou que dois homens armados do partido opositor Vente Venezuela foram presos numa tentativa de assassiná-lo no comício.

Ele chama a força política de "terrorista" e a acusa de "ações desestabilizadoras", enquanto a legenda diz que são "acusações infundadas". O Ministério Público controlado pelo regime prendeu sete membros da legenda nos últimos dias, e expediu mandados de prisão contra outros sete. Por isso, parte deles recorreu à embaixada argentina.

Segundo a imprensa argentina, são seis os dirigentes opositores que estão asilados na residência oficial há dois dias: Magalí Meda, Pedro Urruchurtu, Claudia Macero, Omar González Moreno, Humberto Villalobos e Fernando Martínez Motolla. Não está claro quais deles têm mandados de prisão em aberto.

Meda é considerada o braço direito de María Corina Machado, que venceu de longe as primárias da oposição em outubro passado e era favorita nas pesquisas, mas foi inabilitada para concorrer a cargos públicos por 15 anos pelo regime chavista. Já Urruchurtu é o responsável pelas relações internacionais do partido.

"Nossa gratidão ao governo da Argentina e suas instituições por sua proteção e solidariedade democrática nestas horas de perseguição e ataque na Venezuela", escreveu ele no X, respondendo ao comunicado da Casa Rosada, que cita um "incidente" que teria deixado o prédio sem luz desde segunda.

"A República Argentina expressa sua preocupação pelo incidente ocorrido ontem [25], que resultou na interrupção do fornecimento de energia elétrica na residência oficial em Caracas, e adverte ao governo da Venezuela sobre qualquer ação deliberada que ponha em perigo a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção", diz a nota.

O governo de Milei termina o texto "instando ao socialista Nicolás Maduro que assegure a segurança e o bem-estar do povo venezuelano, assim como convoque eleições transparentes, livres, democráticas e competitivas, sem proscrições de nenhum tipo".

Atualmente, a diplomacia argentina em Caracas é liderada pelo encarregado de negócios Gabriel Volpi, já que o governo de Milei não enviou até agora um embaixador. Segundo o jornal Clarín, nesta quarta (27) a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, decidiu enviar dois agentes federais ao país para ficar de guarda no edifício da embaixada e na residência oficial, hoje protegidos por policiais venezuelanos.

Não é o primeiro episódio de tensão entre Milei e Maduro. Em fevereiro, a Argentina decidiu entregar um avião venezuelano à Justiça dos Estados Unidos que estava retido no país desde 2022, sob investigação de uso para atividades terroristas.

Maduro respondeu proibindo o sobrevoo de qualquer aeronave com matrícula argentina pelo espaço aéreo venezuelano, afetando principalmente rotas da Aerolíneas Argentinas. A Casa Rosada vem reivindicando o fim da medida, o que agora deve ficar ainda mais difícil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico