Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

A honraria é, desde 1932, destinada exclusivamente a personalidades estrangeiras, sendo a mais alta condecoração concedida a um cidadão não-brasileiro

© Getty Images

Política Brasil - França 28/03/24 POR Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre visita de Estado ao país essa semana. O decreto de condecoração foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (28), dia que Macron está em Brasília para reunião e almoço com Lula e autoridades da República. Instituída pelo imperador D. Pedro I, ainda em 1822, como Ordem Imperial do Cruzeiro, a honraria é, desde 1932, destinada exclusivamente a personalidades estrangeiras, sendo a mais alta condecoração concedida a um cidadão não-brasileiro.

Macron chegou ao Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta. Recebido com honras de chefe de Estado, ele caminhou pela Praça dos Três Poderes e subiu à rampa da sede do governo federal, onde foi recebido por Lula e pela primeira-dama Janja da Silva. Em seguida, eles participaram de uma reunião bilateral. A imposição da honraria ocorreu logo após a reunião. Depois disso, foi o presidente francês que concedeu, desta vez à primeira-dama Janja da Silva, a insígnia da Legião de Honra no grau de oficial. A principal honraria francesa já foi recebida por Lula no passado. Na sequência, os dois presidentes fizeram uma declaração à imprensa. O compromisso seguinte de Macron e Lula é um almoço no Palácio do Itamaraty.

Lula e Macron deverão assinar uma série de atos conjuntos. O líder francês chegou ao Brasil na terça-feira (26), em Belém, onde visitaram a Ilha do Combú, em plena Floresta Amazônica, e participaram de uma reunião com indígenas e uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

No dia seguinte, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Na sequência, Macron foi à cidade São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Após o evento, o presidente francês fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 21 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 21 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Polícia Há 12 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

justica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Bioparc Há 18 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 20 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 21 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 21 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

brasil Chuvas Há 12 Horas

Sobe para 100 o número de mortos em tragédia no RS