Uefa promete punir jogadores que intimidem árbitros em partidas da Eurocopa

A Uefa também informou que tomará em breve uma decisão sobre se permitirá que as equipes escolham 26 jogadores em vez dos 23 habituais para o torneio

© Shutterstock

Esporte UEFA 09/04/24 POR Estadao Conteudo

Em reunião com treinadores da Eurocopa deste ano, a Uefa prometeu nesta terça-feira reprimir e punir jogadores que tentem intimidar ou cercar árbitros e assistentes durante os jogos da competição a ser disputada na Alemanha entre 14 de junho e 14 de julho.

"O comportamento inaceitável dos jogadores é um problema para os árbitros", disse Roberto Rosetti, diretor de arbitragem da Uefa, em encontro com os 24 técnicos das seleções classificadas para a Euro. "Os jogadores estão seguindo vocês (treinadores) e, se vocês estão calmos, seus jogadores ficam mais calmos."

Rosetti pediu ajuda aos técnicos para que os atletas mostrem mais respeito pela arbitragem. A Uefa está preocupada com jogadas mais violentas e muitas paradas ao longo das partidas para marcação de faltas, o que prejudicaria a qualidade do espetáculo.

"Queremos evitar cartões desnecessários e proteger a imagem do jogo. Assim, seremos rígidos contra jogadores que tentam cercar árbitros. Isto é sobre proteger a imagem do jogo, deixando uma legado positivo para as futuras gerações. Precisamos fazer algo e precisamos de vocês porque vocês são super importantes para nós", declarou Rosetti, que apitou a final da Eurocopa de 2008, em que a Espanha superou a Alemanha por 1 a 0.

A Uefa também informou que tomará em breve uma decisão sobre se permitirá que as equipes escolham 26 jogadores em vez dos 23 habituais para o torneio. A ideia de contar com elencos maiores foi aplicada na Euro de 2021, em razão dos cuidados com a pandemia de covid-19. O objetivo era repor com rapidez jogadores, que apresentassem sintomas da doença.

No mês passado, o técnico da Holanda, Ronald Koeman, defendeu o retorno às delegações de 26 jogadores porque "você tem que lidar com mais lesões hoje em dia". Nesta semana, o treinador da Alemanha, Julian Nagelsmann, discordou. A Uefa disse que não houve consenso entre os treinadores na reunião. "A Uefa está ciente das diversas opiniões e pontos de vista compartilhados, com uma decisão final a ser tomada nas próximas semanas."

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 20 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 17 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 17 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 20 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 19 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 16 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 20 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 18 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 20 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 17 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação