STF autoriza incluir delação contra Dilma, Lula e Temer no petrolão

A decisão de Teori foi assinada nesta terça-feira (19) em resposta a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot

© DR

Política Investigação 21/04/16 POR Notícias Ao Minuto

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki autorizou a inclusão de citações feitas à presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Lula e ao vice-presidente Michel Temer no inquérito que apura a existência de uma organização criminosa na Petrobras. As revelações foram feitas pelo senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) em delação premiada.

PUB

Segundo a Folha de S. Paulo, o inquérito é o principal da Operação Lava Jato que tramita no Supremo. A investigação apura a relação de 50 políticos na formação de uma organização criminosa que teria atuado no esquema de corrupção da Petrobras.

A decisão de Teori foi assinada nesta terça-feira (19) em resposta a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. No entanto, ela não significa que os três se tornam formalmente investigados no inquérito, pois isso depende do andamento da apuração.

A publicação destaca que essa é uma etapa inicial que pode resultar na investigação da relação deles com o esquema. A Procuradoria considerou que as citações de Delcídio complementam a narrativa da atuação do núcleo político que teria ligações com os desvios na estatal.

Delcídio revelou o envolvimento do PT e do PMDB nas irregularidades e implicações a mais de 70 pessoas.

O procurador refere que três núcleos atuaram na Lava Jato: um econômico, formado por empresários, um administrativo, formado por servidores da Petrobras, e um financeiro, composto pelo doleiro Alberto Youssef e assessores.

Segundo as investigaçoes, ambos buscavam a atuação do núcleo político especialmente para proteção e evitar convocações em CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), comissões de fiscalização do Congresso e ainda tentativa de blindagem do TCU (Tribunal de Contas da União).

Janot afirma em um dos despachos que "o entendimento acerca das condutas criminais eventualmente praticadas [serão analisadas] no contexto e à vista da linha investigatória traçada naquele inquérito".

A Folha ressalta ainda que Janot pediu a inclusão nesse inquérito do segundo depoimento prestado pelo senador Delcídio, que assinou acordo de delação premiada com a Procuradoria.

Delcídio diz na delação como foi a nomeação de Nestor Cerveró para a diretoria Internacional da Petrobras e para uma diretoria da BR Distribuidora.

De acordo com as declarações de Delcídio, Lula deu o aval para a nomeação de Cerveró para a diretoria Internacional e, no outro momento, Dilma também autorizou que Cerveró assumisse o cargo na BR Distribuidora.

Além disso, o senador conta que Michel Temer chancelou as nomeações de João Henriques e Jorge Zelada para a diretoria Internacional da Petrobras, ambos atualmente acusados de corrupção na Lava Jato.

O ministro Teori autorizou a inclusão nesse inquérito de um outro depoimento de Delcídio que novamente cita Temer. O senador deu detalhes sobre o envolvimento de João Henriques com irregularidades e afirma que Henriques foi apadrinhado pelo atual vice-presidente da República.

A Folha de S. Paulo revela ainda que Teori autorizou que seja juntado neste mesmo inquérito um depoimento de Delcídio sobre um caso de corrupção durante a gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) na Petrobras, prejuízo em contratos de sondas e plataformas.

Respostas

As assessorias de Lula e do Planalto não responderam até a publicação desta reportagem.

No entanto, em março, Lula prestou depoimento à Polícia Federal e negou influência na escolha de Cerveró e disse que as indicações eram feitas pelos partidos à Casa Civil. Dilma também já negou relação com a indicação do ex-diretor.

Segundo a assessoria de Temer, o vice não foi responsável pelas indicações de Henriques e Zelada. Elas partiram da bancada do PMDB de Minas Gerais, foram apresentadas à Casa Civil da Presidência e não tiveram a participação de Temer, diz a assessoria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 13 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 14 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 7 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 12 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 6 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 12 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa