Reunião de Correios e Fentect acaba sem acordo

Terminou sem acordo a reunião da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) nesta terça-feira, 17, para discussão do dissídio coletivo deste ano. O encontro foi no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A Fentect - que representa trabalhadores dos Correios de algumas regiões do País - rejeitou a proposta da empresa.

© Agência Brasil

Economia TST 17/09/13 POR Agencia Estado

Em nota, o tribunal informa que o vice-presidente do TST, ministro Antônio José de Barros Levenhagen - que presidiu a audiência - encerrou os trabalhos após as partes não chegarem a um entendimento, devido à resistência da federação de trabalhadores. O ministro Levenhagen apresentou uma proposta para que a categoria não entrasse em greve antes de uma tentativa de acordo no TST.

PUB

O TST informa também que a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Correios (Findect) não compareceu à audiência e encaminhou petição informando que os sindicatos filiados a ela já haviam celebrado acordo com a estatal. Os trabalhadores dos Correios das bases de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins, Rio Grande do Norte e Rondônia, ligados à Findect, aceitaram na sexta-feira, 13, a proposta feita pela ECT, e por consequência, o fim da greve.

O caso entre Correios e Fentect, no entanto, seguirá outro caminho. Agora o TST realizará o sorteio de um ministro relator para o julgamento do dissídio. A decisão final será tomada, portanto, na Seção de Dissídios Coletivos (SDC), e isso não tem data prevista para ocorrer.

Após o revés na negociação, os Correios divulgaram nota citando que a "intransigência da Fentect leva ao dissídio". De acordo com a estatal, foi inviável qualquer tentativa de conciliação, mesmo mediada, na primeira audiência entre os Correios e a federação.

Segundo os Correios, o ministro do tribunal chegou a ressaltar que proposta econômica feita pela ECT era satisfatória. A empresa ofereceu reajuste de 8% nos salários (o que, segundo a ECT, repõe integralmente a inflação do período, de 6,27%, e garante ganho real de 1,7%); de 6,27% nos benefícios; pagamento de vale extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro; e Vale Cultura, dentro das regras de adesão ao programa implementado pelo governo federal.

Pela manhã, a ECT convocou uma coletiva de imprensa. "Fizemos o esforço máximo que tínhamos ao oferecer os 8%. Está no limite da possibilidade da empresa. Não há o que oferecer a mais", afirmou, na ocasião, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. Ele argumentou que tratava-se de um bom reajuste, "se considerada a conjuntura atual".

Balanço

Apesar do impasse ao final desta terça-feira nas negociações com a Fentect, o balanço dos Correios indica que parcela de 98,73% do efetivo compareceu normalmente ao trabalho nesta terça, o que equivale a 122.889 empregados. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Esse balanço leva em consideração que seis sindicatos decidiram manter paralisação durante o dia: Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Tocantins, São José do Rio Preto (SP) e Vale do Paraíba (SP). Mesmo assim, segundo a ECT, a rede de atendimento ficou aberta em todo Brasil e todos os serviços, disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais onde houve paralisações - foram mantidos.

A ECT ressalta que continuará aplicando medidas do Plano de Continuidade de Negócios para garantir a entrega de cartas e encomendas e o atendimento em toda rede de agências, caso outros sindicatos venham a aderir à paralisação nas assembleias desta terça-feira. Entre as ações estão a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana e deslocamento de empregados entre as unidades.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo Há 23 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 21 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 18 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões Há 23 Horas

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 11 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos