Cálculos na vesícula: beber apenas água é suficiente?

Entenda melhor o que causa o cálculo biliar, seus sintomas, e se é possível prevenir

© iStock

Lifestyle Saúde 16/04/24 POR Rafael Damas

Você sabia que a dor intensa no lado direito do abdômen pode ser um sinal de pedra na vesícula? A pedra na vesícula, ou cálculo biliar, é um problema que afeta a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada pela formação de pequenas "pedras" dentro da vesícula biliar, um órgão localizado no abdômen, essa condição pode ser dolorosa e prejudicar a qualidade de vida do paciente.

PUB

Segundo o Dr. Lucas Nacif, Cirurgião Gastrointestinal e membro titular do colégio brasileiro de cirurgia digestiva (CBCD), a vesícula biliar, um órgão em forma de saco, com dimensões de sete a 15 centímetros, reside próximo ao fígado e tem a função de armazenar bile. Após as refeições, ela libera a bile para os canais biliares, que a conduzem ao duodeno, o início do intestino delgado. A bile desempenha um papel fundamental na digestão, especialmente na quebra das gorduras dos alimentos.

“Quando não tratada, pode causar inflamação e complicações graves”, alerta Nacif. E que destaca: “Só beber água não basta. Embora a hidratação adequada possa ajudar a diluir a bile e reduzir o risco de formação de cálculos, outros aspectos da dieta, como o consumo moderado de gorduras saturadas e colesterol, bem como a ingestão adequada de fibras, também desempenham um papel importante”.

Mas como eles se formam?

Os cálculos biliares se formam devido ao desequilíbrio dos componentes da bile, particularmente o colesterol e os sais biliares. Vários fatores aumentam o risco de desenvolver cálculos biliares. Alguns, como obesidade e níveis elevados de colesterol. Por outro lado, a idade avançada, o sexo feminino e a história de gestações são fatores que contribuem para o surgimento desses cálculos.

De acordo com o médico, entre os sintomas estão as dores intensas, vômito, calafrio, febre e icterícia (pele e olhos amarelados). “Inicialmente, algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, ao longo do tempo, podem começar a experimentar complicações na digestão ou desconforto após consumir refeições mais ricas em gorduras ou carboidratos, como massas”, pontua.

A remoção do cálculo é a única forma de tratar

Nacif explica que é possível prevenir e lidar com os cálculos biliares. Como por exemplo, manter um peso saudável, seguir uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras saturadas, bem como a prática regular de exercícios físicos e sempre se manter hidratado.

Contudo, ele reforça: “É importante ressaltar que, embora medidas comportamentais, como mudanças na dieta e uso de medicamentos, possam ser eficazes no tratamento das pedras na vesícula, a cirurgia ainda é a opção mais comum e eficiente. Existem diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis, e o médico poderá recomendar a mais adequada para cada caso”, conclui o cirurgião gastrointestinal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 20 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 16 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 17 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 19 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 19 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 16 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 19 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 18 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 20 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 17 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação