Em retorno ao circuito, Nadal arrasa jovem italiano na estreia em Barcelona

O espanhol venceu com facilidade o jovem italiano Flávio Cobolli, por 2 sets a 0

© Getty

Esporte Tênis 16/04/24 POR Estadao Conteudo

Em meio a problemas físicos e dificuldades para voltar ao circuito, Rafael Nadal enfim retornou aos torneios nesta terça-feira, em Barcelona. Diante de sua torcida, jogando na quadra que leva o seu nome, o tenista espanhol venceu com facilidade o jovem italiano Flávio Cobolli, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, em 1h25min.

Após vencer o 62º do mundo, Nadal deve encontrar mais trabalho na segunda rodada. Seu adversário será o australiano Alex de Minaur, atual 11º do ranking. O espanhol figura somente no 644º posto e só conseguiu entrar na chave principal de Barcelona por usar o recurso do "ranking protegido", da ATP.

Nadal não entrava em quadra desde janeiro, quando disputou seu primeiro e, até então, único torneio da temporada. Ele pretendia fazer seu retorno no Masters 1000 de Montecarlo, na semana passada, mas admitiu que ainda não tinha condições físicas de encarar uma partida no saibro, a mais exigente das superfícies do circuito profissional.

O Torneio de Barcelona é apenas o terceiro que Nadal disputa num intervalo de 15 meses. Isso porque ele ficou afastado do circuito por um ano, após disputar o Aberto da Austrália do ano passado. Ele voltou no início de janeiro deste ano, em Brisbane, mas voltou a reclamar de problemas físicos e não conseguiu competir no primeiro Grand Slam da temporada, disputado em Melbourne.

Desde o ano passado, ele tenta se recuperar de um problema no quadril. Foram meses de tratamento conservador até optar pela cirurgia. Na ocasião, o espanhol chegou a afirmar que a temporada 2024 seria a sua última da carreira. Nas últimas semanas, os fãs do tenista temiam que ele pudesse até antecipar a aposentadoria, em razão das dificuldades para voltar ao circuito.

Nesta terça, Nadal fez uma partida dominante, porém cautelosa. Ele fez ajustes no saque, com movimentos mais curtos e com menor potência. Ciente do nervosismo do rival italiano, o espanhol se destacou nas trocas de bolas mais longas, confirmou seus games de serviço com tranquilidade e soube se impor no saque de Cobolli.

O jovem italiano cometeu incríveis 41 erros não forçados, contra 22 de Nadal. Assim, o espanhol tampouco precisou ser mais agressivo. Anotou apenas oito 8 bolas vencedoras, diante de 10 do rival.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 22 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 23 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

fama Acidente Há 22 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

mundo EUA Há 23 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte WALEWSKA-VÔLEI Há 22 Horas

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

fama Saúde Há 51 mins

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

fama PAULA-TOLLER Há 23 Horas

Paula Toller perde processo contra Fernando Haddad por uso de sua música em vídeo de 2018

fama SILVIO-LUIZ Há 19 Horas

Silvio Luiz está intubado e com ventilação assistida, segundo boletim médico

esporte Libertadores 15/05/24

Flamengo enfrenta Bolívar no Maracanã para seguir vivo na Copa Libertadores

fama KÉFERA-BUCHMANN Há 17 Horas

Kéfera alerta seguidores sobre mau estado de doações