'Cadeia é coisa do teu pai', diz Moro após Zeca Dirceu questionar se senador será preso

"Cassação ou cadeia? Ou melhor, ambas as coisas! Agora, Moro terá que explicar o inexplicável e o fará também na esfera criminal. Justiça seja feita", disparou Dirceu

© Getty Images

Política Tensão 21/04/24 POR Estadao Conteudo

O senador Sérgio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato, disse nesta terça-feira, 16, que cadeia é coisa do pai do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), ex-ministro e ex-deputado federal José Dirceu. Nas redes sociais, o deputado havia comentado a decisão do ministro e corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, de afastar das funções a juíza Gabriela Hardt e três magistrados do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

PUB

"Cassação ou cadeia? Ou melhor, ambas as coisas! Agora, Moro terá que explicar o inexplicável e o fará também na esfera criminal. Justiça seja feita", publicou Dirceu na rede social X (antigo Twitter). Em resposta, Moro afirmou ao parlamentar que "cadeia é coisa do teu pai".

O pai de Zeca Dirceu, o ex-ministro José Dirceu, foi condenado, em 2012, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de reclusão por formação de quadrilha e corrupção ativa pelo mensalão. Uma manifestação do Ministério Público Federal (MPF), que originou a sentença, considerou que o ex-deputado era o "chefe de quadrilha" responsável pelo esquema de compra de apoio político.

Na segunda-feira, 15, Salomão havia afastado das funções a juíza Gabriela Hardt - ex-substituta do de Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba - e três magistrado do TRF-4, o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima. No caso de Gabriela, o ministro destacou a homologação de um acordo que previa a destinação de R$ 2,5 bilhões de multa da Petrobrás a uma fundação que seria gerida por procuradores da Lava Jato, que acabou não ocorrendo.

A decisão de Salomão foi tomada no âmbito de uma reclamação que também mira o senador. Segundo o ministro, as condutas atribuídas a Moro serão analisadas diretamente no mérito, uma vez que ele já não exerce mais a magistratura.

Na terça-feira, 16, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revogou o afastamento de Gabriela e do juiz Danilo Pereira Júnior. De outro lado, o conselho manteve o afastamento dos desembargadores. A anulação foi feita durante julgamento das condutas dos principais nomes da Lava Jato no berço da Operação, a Justiça Federal do Paraná.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Valores a receber: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,02 bilhões

mundo Irão Há 16 Horas

Chuva de peixes surpreende moradores de Yasuj, no Irã; entenda

fama Luto Há 17 Horas

Morre Susan Buckner, a Patty Simcox de "Grease", aos 72 anos

brasil Brasil Há 16 Horas

Cão espera há um mês em barco por dono que morreu enquanto pescava

mundo EUA Há 15 Horas

Cruzeiro chega a Nova York com baleia de 13 metros morta na proa

lifestyle Pâncreas Há 17 Horas

Câncer de pâncreas: saiba qual sintoma afeta 75% dos doentes

lifestyle Colesterol Há 16 Horas

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

lifestyle Câncer Há 17 Horas

Câncer: 10 sinais silenciosos que podem salvar vidas se você agir logo

brasil Brasil Há 16 Horas

Cavalo fica isolado em telhado no Rio Grande do Sul; veja as imagens

justica Sapopemba Há 18 Horas

Adolescente português é detido por ordenar massacres no Brasil nas redes