'Quero ser lembrado como um velho amigo', diz Lima Duarte no primeiro episódio de 'Tributo'

A entrevista com Lima Duarte vai ao ar nesta sexta (19) após o Globo Repórter

© Reprodução

Fama Televisão 18/04/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aos 94 anos de idade e mais de 70 de profissão, Lima Duarte é o entrevistado do primeiro episódio de "Tributo", que vai ao ar nesta sexta-feira (19) na Globo.

PUB

O ator, que trabalha na televisão brasileira desde o primeiro dia de sua inauguração, falou sobre sua relação com a telinha e com os telespectadores.

"Sou um cara que trabalhou muito, desde o primeiro dia de televisão, e até hoje está por aí fazendo umas caretas, em comunhão com o povo. Quero ser lembrado como um velho amigo que vem todas as noites contar, viver e ouvir histórias", falou o veterano.

Ele ainda citou o poeta português Fernando Pessoa: "As coisas que errei na vida / Sei que as terei na morte / Porque a vida é dividida / Entre quem sou e a sorte / As coisas que a sorte me deu, levou-as consigo / Mas as coisas que sou eu, guardei-as todas comigo".

No episódio, Lima Duarte recebe a equipe em seu sítio em Indaiatuba (SP), conta "causos" do passado e fala sobre a família. O episódio é dedicado à filha do ator, Júlia, que morreu precocemente aos 46 anos.

A série ainda tem depoimentos de amigos e colegas falando sobre o ator, como o vizinho dele, Sérgio Guizé. A dupla atuou junta em 'Caminho das Índias' (2009) e em 'O Outro Lado do Paraíso' (2017). Lima lembra com carinho das gravações dessa última, que aconteceram no Jalapão (TO).

"Andávamos naquele calorão, naquela poeira imensa, esbatida sempre pelos sorrisos de compreensão e piadas que contávamos dia e noite. É muito prazeroso que eu, um velho ator, ouça o que pensam de mim os jovens. Pode ser muito bom, terrível ou surpreendente, mas sempre será útil e profundamente humano", contou o ator.

O ator falou ainda que adorou participar de "Tributo" e agradeceu o convite. "Fiz com muito amor, mesmo porque, nesse momento da minha vida, só me restou a paixão pelas coisas finas. Como dizia Carlos Drummond de Andrade: "As coisas finas, essas ficarão".

"Tributo" é uma série original Globoboplay com redação de Isadora Wilkinson e Lalo Homrich, direção artística de Antonia Prado, direção de Matheus Malafaia e direção de gênero de Mariano Boni.

Ainda na primeira temporada, serão homenageados Laura Cardoso, Manoel Carlos e Zezé Motta. Os episódios dedicados a Fernanda Montenegro, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Ary Fontoura irão ao ar na TV aberta em outras datas.

A entrevista com Lima Duarte vai ao ar nesta sexta (19) após o Globo Repórter.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 6 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 22 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

fama Jojo Todynho Há 6 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 5 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 6 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

fama Saúde Há 23 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Avião Há 22 Horas

Motor de avião pega fogo e obriga pouso de emergência; vídeo

mundo Suíça Há 5 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

mundo Espanha Há 5 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado