Alckmin brinca com bronca de Lula e posta meme de Papa-Léguas: 'Pé na tábua'

Alckmin justificou a cobrança do presidente: "Ele tem toda razão de cobrar de seu governo empenho para acelerar as negociações com o Congresso"

© Getty

Política Governo 23/04/24 POR Estadao Conteudo

Após ser cobrado publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para "ser mais ágil" e "conversar mais" com o Congresso, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) respondeu ao petista com um meme publicado no X (antigo Twitter) nesta terça-feira, 23. "O presidente Lula pediu para acelerar. Pé na tábua!", diz a mensagem de humor, que exibe o rosto do vice-presidente no personagem de desenho animado papa-léguas.

PUB

Na legenda a imagem, Alckmin justificou a cobrança do presidente. "Ele tem toda razão de cobrar de seu governo empenho para acelerar as negociações com o Congresso", diz o vice-presidente, que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O uso de memes é comum na rede social de Alckmin. Desde o início do governo, a equipe de mídias sociais do vice-presidente aposta em uma abordagem descontraída para atrair engajamento dos seguidores.

Lula cobrou ministros publicamente

Nesta segunda-feira, 22, Lula cobrou publicamente mais empenho de seus principais ministros nas articulações políticas com o Congresso. Além de Alckmin, o petista sugeriu que Fernando Haddad, ministro da Fazenda, investisse mais nas tratativas com o Legislativo "ao invés de ler um livro". Também houve cobrança a Wellington Dias, titular da pasta de Desenvolvimento Social, e Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil.

"Conversa com bancada A, com bancada B. É difícil, mas a gente não pode reclamar porque a política é exatamente assim. Ou você faz assim ou não entra na política", disse Lula durante o evento de lançamento do programa Acredita, no Palácio do Planalto.

Governo tenta evitar 'pauta-bomba'

A gestão Lula enfrenta um impasse na articulação política com os líderes do Congresso e corre o risco de assistir ao Legislativo aprovando uma "pauta-bomba" para as contas públicas do governo. Segundo cálculos da gestão federal, projetos que tramitam no Congresso podem gerar gastos adicionais de R$ 70 bilhões aos cofres públicos.

O projeto com o maior impacto no orçamento é uma proposta de emenda à Constituição (PEC) patrocinada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, apelidada de PEC do Quinquênio. Se aprovado, o texto concede a integrantes do Judiciário e do Ministério Público o direito de receber um bônus a cada cinco anos de trabalho, o quinquênio. O pagamento desse bônus está orçado em R$ 40 bilhões, conforme cálculos do governo.

Articulador político permanece 'só de teimosia'

A cobrança do presidente por mais empenho na articulação política coincide com o conflito entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais. Lira chamou o titular da pasta, responsável pela relação entre governo e Congresso, de "desafeto pessoal" e "incompetente".

O presidente da Câmara pressiona para que o Executivo mude o chefe das Relações Institucionais, mas Lula blindou o aliado e disse que Padilha permaneceria por "muito tempo" no cargo "só de teimosia". O ministro das Relações Institucionais minimizou o conflito e afirmou que o embate foi "superado".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Vídeo Há 9 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

mundo Insólito Há 10 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

politica Alagoas Há 8 Horas

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Restaurante flutuante de Porto Mauá é encontrado a 30 Km, no rio Uruguai

fama TV-GLOBO Há 3 Horas

Repórter da Globo é hostilizado ao vivo

fama WHINDERSSON-NUNES Há 9 Horas

Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam acusações na web

politica AMÁLIA-BARROS Há 10 Horas

Deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher, está em estado grave em hospital

brasil Maranhão Há 19 Horas

Sobe para 31 número de cidades no Maranhão em situação de emergência

brasil Eldorado do Sul Há 10 Horas

Água baixa e revela sinais de uma cidade que nunca mais será a mesma

tech Espaço Há 11 Horas

Forte tempestade geomagnética pode atingir Terra este fim de semana