"O maior inimigo de Dilma foi o PT", afirma ex-ministro Delfim Netto

Ainda sobre o assunto, o ex-ministro acrescentou não defender a ideia do 'golpe'

© Reuters

Política Entrevista 23/04/16 POR Notícias Ao Minuto

O ex-ministro Delfim Netto foi o convidado do Mariana Godoy Entrevista desta sexta-feira (22). Durante sua participação, o economista falou sobre a atual crise política, destacando não acreditar que a democracia brasileira corra algum risco por conta do processo de impeachment da presidente Dilma.

PUB

"Não há nenhum risco para a democracia do país, pelo contrário, acho que a partir da Constituição de 88 as instituições democráticas estão se aperfeiçoando. Já tivemos percalços enormes, fizemos um impeachment e prosseguimos depois com nosso caminho", disse.

Ainda sobre o assunto, o ex-ministro acrescentou não defender a ideia do 'golpe'. "Na verdade esse é um mecanismo de defesa. Eu particularmente nunca defendi o impeachment, mas as transgressões fiscais aconteceram", ponderou.

O professor-emérito da USP afirmou ainda que 'infelizmente' enxerga a efetivação do impeachment com maior probabilidade e defendeu que novas eleições também representariam uma 'quebra no caminho natural'. O economista citou a importância da recuperação da confiança dos brasileiros para que o governo retome o crescimento, relembrando que a saída de Dilma não acabará com os problemas já instaurados no país.

Sobre o governo do Partido dos Trabalhadores e seu impacto na administração de Dilma Rousseff, Delfim Netto não poupou críticas. "Quem impediu que a Dilma fizesse as reformas? Foi o PT! O maior inimigo da Dilma foi o PT. O PT destruiu a Dilma. O Nelson Barbosa fez um programa bastante razoável para minimizar o problema dos estados e municípios, mas impondo condições. O que fez o PT? Aprovou as benesses e recusou as obrigações. A Dilma não conseguiu controlar sequer o seu partido''.

O economista defendeu ainda a ideia de que a presidente 'perdeu o protagonismo necessário para fazer funcionar um sistema como o nosso'. "A Dilma é absolutamente honesta. Ninguém vai dizer que a Dilma pegou 10 centavos, de jeito nenhum. Ela tem até honestidade de propósito, só que ela não sabia o que fazer".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 20 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor