Indústria de SP tem segundo mês seguido de queda na produção, aponta IBGE

Nos últimos quatro meses, na série com ajuste sazonal, a produção industrial paulista teve retração em três: dezembro de 2023 (-1,7%); fevereiro (-0,2%); e março (-0,4%), sendo janeiro a exceção, com alta de 1,0%.

© Shutterstock

Economia IBGE 09/05/24 POR Estadao Conteudo

O recuo de 0,4% na indústria de São Paulo em março ante fevereiro foi a segunda queda consecutiva na produção local. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos quatro meses, na série com ajuste sazonal, a produção industrial paulista teve retração em três: dezembro de 2023 (-1,7%); fevereiro (-0,2%); e março (-0,4%), sendo janeiro a exceção, com alta de 1,0%.

A indústria de São Paulo responde por cerca de um terço de toda a produção industrial nacional.

Na média global, a indústria brasileira cresceu 0,9% em março ante fevereiro, com avanço concentrado em apenas cinco das 15 regiões pesquisadas.

Destaque para os desempenhos do Pará (alta de 3,8%, após uma redução acumulada de 7,9% nos dois meses anteriores de quedas na produção), Mato Grosso (aumento de 2,5%, eliminando parte da queda de 3,6% verificada no mês anterior) e Santa Catarina (alta de 2,3%, após acumular perda de 3,6% nos dois primeiros meses do ano).

Dez locais investigados registraram perdas em março ante fevereiro. "Observamos que mesmo com uma política monetária um tanto expansionista, com corte na taxa de juros e número de contratações aumentando um pouco, ainda temos um cenário de conjuntura que se reflete na cadeia produtiva. Por mais que a taxa de juros tenha sofrido cortes, observamos ainda patamares elevados, o que relativamente nos dá uma linha de crédito menos encarecida, mas ainda estreita, devido a juros em patamares elevados, o que acarreta certa cautela na produção industrial", justificou Bernardo Almeida, analista da pesquisa do IBGE, em nota oficial.

Os impactos negativos mais intensos em março foram do Paraná (-13,0%, eliminando o avanço de 3,9% acumulado nos dois meses anteriores) e Amazonas (-13,9%, após um ganho de 35,9% acumulado em três meses consecutivos de crescimento).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 13 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 12 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 12 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 11 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 12 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

esporte Morte Há 13 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Guilherme Leon Há 10 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

fama Televisão Há 13 Horas

Fátima Bernardes aceita dançar com Antonio Banderas na final da Dança dos Famosos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Ônibus são incendiados na região central de Porto Alegre

fama Saúde Há 5 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'