Veja 9 alimentos indispensáveis para quem toma anticoncepcional

Como mexe com os níveis hormonais naturais do corpo, a pílula anticoncepcional pode afetar a absorção de nutrientes das mulheres

©

Bananas

Ricas em vitamina B6, as bananas ajudam a regular o humor e evitar que se coma demais. Apenas uma banana contém 40% da quantidade de que precisa desta vitamina.

Outras fontes de vitamina B6: atum, salmão, frango, abacate, feijão.

© iStock

Iogurte grego

Um iogurte grego contém mais de metade da dose diária de riboflavina, uma vitamina do complexo B que transforma os alimentos em energia – além do cálcio e dos probióticos em que é rico. Esta substância ajuda a travar as dores de cabeça, efeito secundário da pílula contracetiva.

Outros alimentos ricos em riboflavina: aveia, cereais e leite.

© PixaBay

Folhas verdes escuras

Comer alimentos com folhas verdes escuras como couve, espinafres e acelga, ajuda a repor o ácido fólico, um nutriente que mantém os glóbulos vermelhos saudáveis e protege durante a gravidez.

Outros alimentos fonte de folato: feijões, ervilhas, espargos, abacate, brócolos.

© PixaBay

Pimentões amarelos

Estudos sugerem que os anticoncepcionais orais interferem no metabolismo da vitamina C, necessária para manter a pele e o cabelo saudáveis, bem como a imunidade e energia (que ajuda a absorver o ferro e combate a fadiga) e os pimentões amarelos têm quatro vezes mais vitamina C do que as laranjas, bem como uma boa dose de ácido fólico. 

Outros alimentos ricos vitamina C: brócolis, morangos, kiwi, couve.

© iStock

Amêndoas

A contraceção oral aumenta a liberação de radicais livres que envelhecem e danificam a pele. Cerca de 1/4 de copo de amêndoas contém metade da dose diária recomendada de vitamina E, que combate e trava estes efeitos. 

Outras fontes de vitamina E: sementes de girassol, óleo de cártamo, avelãs, manteiga de amendoim, abacate.

©

Aveia

Uma tigela bem quente de aveia fornecem fibra, vitaminas do complexo B e magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, desde regular os níveis de açúcar no sangue à manutenção da função muscular normal. Estudos sugerem que a pílula pode reduzir os níveis de magnésio no sangue.

Outras fontes de magnésio: sementes de abóbora, amêndoas, cajus, espinafres, feijões, abacate, peixes.

© PixaBay

Ostras

"Pensa-se que os anticoncepcionais alteram a absorção de zinco, excreção, e renovação do tecido", diz Gottfried. As ostras são das melhores fontes de zinco, um mineral importante para a imunidade e para o metabolismo. Apenas seis unidades contêm 33 mg de zinco, quatro vezes mais do que o necessário para um único dia. 

Outras fontes de zinco: gérmen de trigo, carne, frango (carne escura), lagosta, iogurte.

© PixaBay

Sardinhas

"Tem sido demonstrado que os contracetivos orais interferem na absorção de selênio", diz Gottfried. Este mineral pode proteger as células dos danos provocados pelos radicais livres e afastar certos tipos de câncer. As sardinhas são uma das melhores fontes.

Outras fontes de selênio: atum, linguado, camarão, peru, ovo, farinha de aveia, catanhas brasileiras. 

© PixaBay

Mexilhão

Grande fonte de vitamina B12, nutriente chave para o metabolismo e para a produção de energia, uma dose deste marisco contém 200 vezes a dose diária recomendada de B12 e apenas cerca de 150 calorias. Este é um ótimo alimento para combater a fadiga e as náuseas que a pílula pode provocar.

Outras fontes de vitamina B12: amêijoas, truta, salmão, cereais de pequeno-almoço, levedura nutricional fortificado com B12.

© PixaBay

Lifestyle Nutrição 26/04/16 POR Notícias ao Minuto


Tomar a pílula é um método eficaz e mundialmente difundido para prevenir a gravidez indesejada, regular os ciclos menstruais, melhorar o aspecto da pele e até reduzir as dores menstruais e sintomas da temida TPM (tensão pré-menstrual).

PUB

Mas ao alterar os níveis hormonais naturais, o anticoncepcional pode levar o corpo a não conseguir absorver vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, provocando dores de cabeça, irritação, fadiga e até aumento do peso, explica a médica Dra. Sara Gottfried, autora do ‘The Hormone Reset Diet and The Hormone Cure’ (‘A Dieta de Reequilíbrio Hormonal e a Cura Hormonal’, em tradução livre).

Contudo, a pesquisadora afirma que comer os alimentos certos pode ajudar a compensar esta perda nutricional. Ao site 'Prevention', a especialista listou nove alimentos que não podem faltar na dieta de quem toma a pílula. Conheça-os na galeria de imagens acima. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 22 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 22 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

fama Gracyanne Barbosa Há 21 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

mundo EUA Há 21 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama ANITTA-CANTORA Há 16 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 14 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama CAROL-NAKAMURA Há 18 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 17 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul